A JBoss acaba de anunciar a versão Final/Stable do JBossAS 5.0, o qual cobre integralmente o Java EE 5. Após mais 3 anos redesenhando o mais popular servidor de aplicações open-source, com uma arquitetura totalmente nova do kernel, o JBoss Microcontainer. O JBoss Microcontainer é um container para gerenciar POJOs, o seu deploy, sua implantação, configuração e ciclo de vida e que substitui o famoso JBoss JMX microkernel do JBoss AS 3.x e 4.x. O JBoss Microcontainer é totalmente integrado com o JBoss Framework para Programação Orientada a Aspectos, o JBoss AOP e o suporte para JMX no JBoss 5 permanece forte e serviços MBean escritos no antigo Microkernel devem rodar legal.
O JBoss AS 5 também marca o início de uma nova era de inovação para o JBoss que irá explorar as capacidades e as limitações da nova arquitetura, nos lançamentos futuros.
Olha, não tenho tanta experiência assim, mas o GlassFish acho mais lento que o JBoss. Pode ser que eu nem saiba mexer direito, mas é o que percebi.
O JBoss 5 ainda não testei, mas desde que comecei a trabalhar com JBoss, gostei dele. O GlassFish as vezes lança uns erros doidos no console que a mesma aplicação não ocorre no JBoss, alguém já teve algo assim?
[quote]Demorou muito, glassfish domina. [/quote]Mostre onde ???
Acredito no potencial do AppServer “Glassfish”, mais mostre onde ele domina e reina em absoluto.Mais faça um favor a vc. mesmo que é o obvio, um artigo comparando o JBossAs c/ o Glassfish (=não vale aquelas postagens no blog JavaMagazine) ai sim estará fazendo um favor a comunidade.
S[].
Sei lá , eu troquei todos meus jboss por glassfish…
Alem de rapido , ele eh bem mais facil de administrar… achei mais elegante o sistema de multi-dominios, o arquivo de configuracao dele não é uma baderna e ele é estavel pacas…
O que me deixa feliz no glassfish é que ele tem um apelo forte junto a comunidade… a versão 3.0 esta ficando muito boa… e a 2.1 tem muita coisa pronta…
Lembrando que o glassfish nao tem tudo que o jboss tem… no quisito funcionalidades…
O que me deixa puto no jboss é eles sempre deixarem de seguir a especificação do JvaEE com aquela desculpa esfarrapada que “nao queremos ser certificados”… JavaEE 5 já é velho , e agora eles aparecem com algo certificado ?
“Mas um evento em particular me forçou vir ao menos falar sobre ele. Saiu finalmente o JBoss AS 5.0. O que eu imaginava ser um feito quase impossível (estava imaginando quem iria sair primeiro, o AS 5.0 ou o Duke Nukem Forever ).”
Por que todo tópico de jboss sempre vem um “sun fanboy” falar de glassfish domina?
Em que mundo será que esse pessoal vive? Até hoje eu me pergunto…
Podemos discutir sobre a notícia? Qualquer coisa, os fanboys poderiam criar um tópico pra esse tipo de discussão (jboss x glassshit), acho que seria mais proveitoso do que ficar poluindo o tópico de notícia IMHO
Não é necessario falar mal do jboss para falar bem do glassfish… mas comparacoes são impossiveis de não serem feitas… os dois sao App servers robustos e com um diferencial para os outros… serem OpenSource…
[quote=Alessandro Lazarotti][quote=Leozin]Por que todo tópico de jboss sempre vem um “sun fanboy” falar de glassfish domina?
Em que mundo será que esse pessoal vive? Até hoje eu me pergunto…
[/quote]
… o Edgar ja deu uma resposta boa sobre isso.
[/quote]
hum… Gostei da resposta, não gostei do posicionamento no artigo. Essa história de “bater com luva de pelica” não me agradou. Quero ver é se realmente tudo o que a JBoss promete ela vai cumprir, como releases mais estáveis e adequação às novas versões (futuras) de JEE, etc. Mas para mim, por enquanto, vou de glassfish… Se a JBoss realmente confirmar as “promessas” será fácil voltar atrás…
Engraçado q falam tanto de comunidade, o jboss é um tapa na cara da comunidade, uma verdadeira vergonha.
Não respeitam a tal “comunidade”, dizem q jee5 não é importante. O q é isso? Dizem q a certificação não é importante? Oq é isso? é um tapa na cara de todos vcs fanboys do jboss.
Era um tormento fazer qq com jboss 4.x, era patch pra tudo, uma baita gambiarra. Ate que descobri o glassfish.
Acho importante apoiar um servidor q nos respeite. Já saiu o glassfish 2 com jee5 COMPLETO. Ta saindo a v3 q é uma bala.
[quote] rcarneiro wrote:Uma pessoa só pode dizer que um application server X é melhor do que o Y se ele fizer os mesmos testes nos dois servers. [/quote]Felizmente hoje. temos diferentes AppServer open source de peso e com tecnologia sobrando para atender qualquer tipo de aplicação, mais reforço a idéia de termos um mega-artigo similar aos que o Fernando Lozano publicou na Java Magazine mostrando as qualidades e recursos de cada um. Não podemos esquecer também que há muito SOA, jBPM, ESB, etc. independente da especificação do JavaEE 5.
“Interoperating with previous JBoss EJB3 implementations may present problems due to serialVersionUIDs issues, EJBTHREE-1118.”
Não consigo entender pq é tão dificil manter o mesmo serialVersionUID pra tornar as versões compátiveis.
Pra quem não sabe do que eu to falando, a questão é o seguinte: Se você tem um sistema A feito com EJB3 rodando na versão 4.2.2 e
um sistema B feito com EJB3 rodando na versão 4.2.3, esses dois sistemas não se comunicam! Se você fizer uma invocação de um
para o outro, vai dar serialVersionUid.
Acho que isso é um pouco de egóismo por parte da Jboss. Vai explicar pro seu cliente que ele precisa migrar a versão do Jboss pq
vc quer migrar a sua.
Esse problema ja foi solucionado nas versoes 4.2.3 e 4.3.0 para os app servers da série 4.x. A interoperabilidade que o Release Notes se refere, é quanto as versões 4.2.2 e inferiores.
[quote=lavh]Acho que isso é um pouco de egoismo por parte da Jboss. Vai explicar pro seu cliente que ele precisa migrar a versão do Jboss pq
vc quer migrar a sua. [/quote]
Não entendi …
Correções de bugs existem em qualquer produto de software (ainda bem). A versão da série 4.x, homologada para produção com correções de issues e releases é a 4.3.0 (subscription) ou 4.2.3 (community).