E pra quem achava que não haviam mais invenções mirabolantes pra integração Java-Ruby, o Ola Bini trouxe mais uma, escrever testes pra aplicações em Java usando bibliotecas Ruby!
O projeto JtestR tem como objetivo fazer com que seja possível utilizar ferramentas de testes pra Ruby pra testar aplicações Java, como o RSpec. A vantagem disso é ter uma linguagem muito mais expressiva e onde é bem mais fácil de se escrever código pra escrever os testes de aplicações em Java, sem contar as facilidades que ferramentas como o RSpec trazem na hora de testar software. É mais um grande passo pra que mais pessoas possam entrar no mundo do software testado e de qualidade sem perder nem um pouco da agilidade nem da paciência, não vão mais haver desculpas pra não se testar software
Escrever testes com uma linguagem expressiva, dinâmica e altamente integrada a plataforma java já existe há um bom tempo com o Groovy. As vantagens, além das convencionais que uma linguagem dinâmica pode proporcionar, incluem assertions, mocks e um framework para unit tests (JUnit), todos integrados a linguagem.