JSR 348 (Reestruturação do JCP) foi aprovada

http://jcp.org/en/jsr/results?id=5241

“A Oracle continua o trabalho na direção de uma nova versão do JCP (Java
Community Process) chamada
JCP.next <http://www.infoq.com/news/2011/05/jcp-next>,
como parte da JSR 348 <http://jcp.org/en/jsr/summary?id=348>”.

Pra quem não acompanha, foi uma das primeiras promessas da Oracle quando adquiriu a Sun, tornar as discussões do JCP mais transparentes e com uma maior participação dos desenvolvedores. O irônico é que na época da Sun as duas empresas que reclamavam disso eram a Fundação Apache e a Oracle.

A reestruturação vai ser feita em várias JSRs, a 348 trata das coisas mais simples que são consenso, enquanto a 350 que ainda está sendo discutida, trata de assuntos mais polêmicos, como os critérios pra participar dos comitês.

Uma das mudanças aprovadas nessa JSR é a exigência que as discussões sejam feitas em listas e gerenciadores de issues públicos, que antes era somente recomendado. Outro objetivo das mudanças é reduzir o tempo entre as discussões das propostas e sua aprovação, pra não acontecer das tecnologias chegarem muito defasadas ao java. Acho que o melhor exemplo disso é o jsf, que ficou sendo discutido tanto tempo que quando saiu, o ajax surgiu e estava no auge e a especificação velha não previa ele de forma alguma. Quando finalmente saiu a versão do JSF com suporte nativo, a onda já era o html5. Agora estão discutindo o html5 pro Java EE 7, espero que acelerem. hehehehe

isso aí, vamos botar ordem na casa, senão nunca a JSR de data vai sair :smiley:

Eu estava agora mesmo lendo o livro de EJB e lá o autor fala que Java perdeu para .Net, RoR, e outros por causa da complexidade do EJB 2.

Eu aprendi a gostar de JSR recentemente, mas antes eu nem lia a especificação, usava mais tecnologias alternativas e.g. Play. JAX-RS e JPA me atraiu para as especificações…

[quote=Jesuino Master]Eu estava agora mesmo lendo o livro de EJB e lá o autor fala que Java perdeu para .Net, RoR, e outros por causa da complexidade do EJB 2.

Eu aprendi a gostar de JSR recentemente, mas antes eu nem lia a especificação, usava mais tecnologias alternativas e.g. Play. JAX-RS e JPA me atraiu para as especificações…
[/quote]
Jesuino, vc diz do framework Play? Se sim, o que acha dele? Fiz alguns Hello World nele mas nada muito complexo para tirar alguma conclusão. Pareceu bom, mas não sei se ele se comportaria bem para uma aplicação grande.

[quote=Adelar][quote=Jesuino Master]Eu estava agora mesmo lendo o livro de EJB e lá o autor fala que Java perdeu para .Net, RoR, e outros por causa da complexidade do EJB 2.

[/quote]
Jesuino, vc diz do framework Play? Se sim, o que acha dele? Fiz alguns Hello World nele mas nada muito complexo para tirar alguma conclusão. Pareceu bom, mas não sei se ele se comportaria bem para uma aplicação grande.[/quote]

Sim, é o Play.
Eu fiz uns 3 projetos nele, totalmente stateless e com JQuery UI na view.

Gostei muito do que vi e de como Play é inovador e simples, mas faz tempo que não mexo com ele :frowning:

Incrível como ele é flexível e se adapta a diversas coisas novas. A mais recente foi a integração com o OpenShift:

http://planet.jboss.org/post/let_s_play_on_the_red_hat_cloud_using_the_play_framework_on_openshift_express_with_jboss_as_7

Mas o Play não segue nenhuma especificação até onde sei. Adelar, você tem a mente aberta para desenvolvimento Java ou gosta muito dos padrões?

Tem umas especificações que forma fraquíssimas(168 do portlet) e outras muito boas, mas que não obteram sucesso, como a do JCR, algumas foram só para formalizar o que já tinha se tornado padrão, como CDI, persistência, etc.

A JAX-RS e JAX-WS gostei bastante e acho muito fácil de programar usando elas. A especificação do portet, a antiga é bem zoadinha e não cobre muita coisa… Daí fizeram a 286, se não me engano, depois t\em o portlet bridge, muita zona…

O fato é se essas especificações podem atrasar a plataforma Java. IMO algumas ajudam muito, como JSR 311, Jax RS, outras são um pouco infelizes(talvez pela criticidade envolvida), umas são mal usadas e subestimadas(não li inteira, mas a JCR me parece ser muito interessante e não é dada tanta importância a ela), outras são muuuuuito desconhecidas, como a JDM, Java Data Mining, JSR 73(nesses casos, valeu o esforço para criar ela?).

O play já evolui muito rápido(cloud, scala, plugins) por ter o estilinho anarquista dele de ser(atributos public, não existe sessão, métodos estáticos).

É uma boa discussão na verdade!

[Desculpas pelo texto mal escrito, sono :frowning: ]

[quote=Adelar][quote=Jesuino Master]Eu estava agora mesmo lendo o livro de EJB e lá o autor fala que Java perdeu para .Net, RoR, e outros por causa da complexidade do EJB 2.

[/quote]
Jesuino, vc diz do framework Play? Se sim, o que acha dele? Fiz alguns Hello World nele mas nada muito complexo para tirar alguma conclusão. Pareceu bom, mas não sei se ele se comportaria bem para uma aplicação grande.[/quote]

Sobre aplicações grande, quando eu acompanhava o play eu lembro que tinham muitos cases de sucesso e um deles era de um site que o criador afirmava tem milhões de hits por dia e era feito em play.

Acho que ele se comporta bem sim, problema é essa forma livre dele de ser, deve ser dificil manter o código controlado e tals… Imagine aquele arquivo de routes como não fica, imagina os controllers :o

Uma nova JSR que gostaria muito de ver, seria que a linguagem Groovy se tornasse a principal linguagem da plataforma Java, e que
Grails se tornasse o principal Front Controller.

Estou terminando de ler Groovy in action e Grails in action e estou surpreso com o poder, facilidade e produtividade de desenvolvimento. Na plataforma
java ainda não vi nada que possa se comparar com groovy e grails.

Para Web né ???

Cuidado que plataforma Java é maior que um polvo de tantos braços que tem pra se explorar… Mas para Web Pura e simplemsente, realmente GRails é sussa…

Abs []

[quote=Jesuino Master][quote=Adelar][quote=Jesuino Master]Eu estava agora mesmo lendo o livro de EJB e lá o autor fala que Java perdeu para .Net, RoR, e outros por causa da complexidade do EJB 2.

[/quote]

Sobre aplicações grande, quando eu acompanhava o play eu lembro que tinham muitos cases de sucesso e um deles era de um site que o criador afirmava tem milhões de hits por dia e era feito em play.

Acho que ele se comporta bem sim, problema é essa forma livre dele de ser, deve ser dificil manter o código controlado e tals… Imagine aquele arquivo de routes como não fica, imagina os controllers :o[/quote]
Obrigado por compartilhar sua experiência. Pela forma dele funcionar não tinha a certeza da capacidade para aplicações maiores.
Realmente, gostei muito da versão atual. E a versão 2.0 vai ficar melhor ainda, com SBT, Akka e tal :smiley:
Sobre os padrões, depende muito se o padrão vem para complicar ou descomplicar… se vem para complicar melhor nem usar.

Sim, isso mesmo adriano_si, seria para web mesmo.
Mas depois as outras partes da JEE poderiam ser atualizadas definindo uma interface mais simples usando groovy.

Removido. Errei ao editar o post. :oops:

[quote=Adelar][quote=Jesuino Master][quote=Adelar][quote=Jesuino Master]Eu estava agora mesmo lendo o livro de EJB e lá o autor fala que Java perdeu para .Net, RoR, e outros por causa da complexidade do EJB 2.

[/quote]

Acho que ele se comporta bem sim, problema é essa forma livre dele de ser, deve ser dificil manter o código controlado e tals… Imagine aquele arquivo de routes como não fica, imagina os controllers :o[/quote]
Obrigado por compartilhar sua experiência. Pela forma dele funcionar não tinha a certeza da capacidade para aplicações maiores.
Realmente, gostei muito da versão atual. E a versão 2.0 vai ficar melhor ainda, com SBT, Akka e tal :smiley:
Sobre os padrões, depende muito se o padrão vem para complicar ou descomplicar… se vem para complicar melhor nem usar.

[/quote]

Tambem tenho usado o play e a experiencia tem sido a melhor possivel, espero que mais gente na comunidade possa conhecer as simplicidades desse fantastico framework!