Jsp / UseBean - Perguntinha básica

Pessoal, estou rodando um Jsp e não consigo entender pq ele esta dando esse erro… eu jah tentei de tudo e mais um pouco desde ontém… será que alguém pode me dar um help ae!!!

O erro que da é esse:
[b]
type Exception report

description The server encountered an internal error () that prevented it from fulfilling this request.

exception

org.apache.jasper.JasperException: /listaclientes.jsp(7,0) The value for the useBean class attribute cadastro.ListaClientes is invalid.
org.apache.jasper.servlet.JspServletWrapper.handleJspException(JspServletWrapper.java:512)
org.apache.jasper.servlet.JspServletWrapper.service(JspServletWrapper.java:377)
org.apache.jasper.servlet.JspServlet.serviceJspFile(JspServlet.java:314)
org.apache.jasper.servlet.JspServlet.service(JspServlet.java:264)
javax.servlet.http.HttpServlet.service(HttpServlet.java:802)
root cause [/b]

O Código é esse:

<%@ page import=“cadastro.ListaClientes” %>
<%@ page language=“java” contentType=“text/html; charset=ISO-8859-1”
pageEncoding=“ISO-8859-1”%>

<%@page import=“java.io.,java.util.,java.sql.*”%>
<jsp:useBean id=“ListaClientes” class=“cadastro.ListaClientes” scope=“request” type=“ListaClientes”/>

Cadastro de Clientes . . . . .

Porque vc está usando import ???

Tente assim:

<%@ page language="java" contentType="text/html; charset=ISO-8859-1" 
pageEncoding="ISO-8859-1"%> 
<!DOCTYPE HTML PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.01 Transitional//EN"> 

<jsp:useBean id="ListaClientes" class="cadastro.ListaClientes" scope="request"/> 
<jsp:setProperty name="ListaClientes" property="*"/>

<html> 
<head> 
<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=ISO-8859-1"> 

<link rel="stylesheet" type="text/css" href="folha.css"> 

<title>Cadastro de Clientes</title>

:cry: Humnm… na verdade esta sem o import, foi soh uma tentativa para ver se rodava. A impressão que tenho é que ele não executa a minha classe java, como se não a encontrasse ou ao package cadastro com a classe dentro dele sacas…

Eu uso Eclipse… a minha estrutura de diretório é a seguinte:

C:\JAVAWORK\Eclipse\ProjetoCliente, isso esta setado no TomCat…
dentro da pasta ProjetoCliente tenha a seguinte estrutura de diretórios:

/WEB-INF\web.xml
/cadastro*.java e .class
/
.jsp
Bastante simples… não entendo pq não funciona… não sou expert em Eclipse/Java ainda mais pelo que jah usei sempre funcionou.

Será que preciso fazer alguma configuração no Eclipse, visto que agora tow usando o 3.2 com o tomcat 5.5 ???

:?

[quote=marceloplis]Porque vc está usando import ???

Tente assim:

[code]
<%@ page language=“java” contentType=“text/html; charset=ISO-8859-1”
pageEncoding=“ISO-8859-1”%>

<jsp:useBean id=“ListaClientes” class=“cadastro.ListaClientes” scope=“request”/>
<jsp:setProperty name=“ListaClientes” property="*"/>

Cadastro de Clientes [/code][/quote]

Vc está executando o Tomcat de dentro do Eclipse ou o próprio Tomcat Monitor ??

Pois, se vc executar ele de dentro do eclipse, ele pega a estrutura de diretório do Eclipse (que é diferente da usada pelo tomcat) e copia pra dentro de um diretório temporário já na estrutura certa do tomcat.

Agora, se vc estiver executando o pŕoprio tomcat Monitor, o diretório classes tem que ficar dentro da WEB-INF.

Aguardo retorno.

:shock: Nossa, então é isso meu… estou executando pelo monitor do tomcat pois de dentro do eclipse esta tando erro quando eu tento subir… ae estou executando por fora mesmo :wink: :wink:

[quote=marceloplis]Vc está executando o Tomcat de dentro do Eclipse ou o próprio Tomcat Monitor ??

Pois, se vc executar ele de dentro do eclipse, ele pega a estrutura de diretório do Eclipse (que é diferente da usada pelo tomcat) e copia pra dentro de um diretório temporário já na estrutura certa do tomcat.

Agora, se vc estiver executando o pŕoprio tomcat Monitor, o diretório classes tem que ficar dentro da WEB-INF.

Aguardo retorno.[/quote]