A JSGE é uma engine simples para desenvolvimento de jogos e simulações em Java. Ela atua como uma camada de abstração ao Java2D, tornando as operações de desenho mais transparentes e gerenciando diversas funcionalidades inerentes ao desenvolvimento de jogos. A motivação para seu desenvolvimento inicial foi prover aos meus alunos, estudantes das disciplinas introdutórias de programação orientada a objetos, uma forma mais simples de desenhar figuras geométricas em Java. Essa abstração inicial cresceu ao ponto de eu decidir implementar uma engine que tem funcionamento e filosofia iguais à excelente engine de jogos Raylib. A documentação provida no código fonte e disponibilizada via Javadoc está em português, pois meu foco são meus alunos, mas nada impede que futuramente seja traduzida para inglês.
O link do repositório é GitHub - davidbuzatto/JSGE: JSGE is a simple engine for developing games and simulations in Java. Implemented using the Raylib engine (https://www.raylib.com) as a base.
A forma mais fácil de usar é baixar um dos templates disponíveis em GitHub - davidbuzatto/Templates-JSGE: Basic project templates for JSimple Game Engine, made for Apache NetBeans and VS Code. e começar o desenvolvimento. Muitas das funcionalidades implementadas são exemplificadas nos exemplos apresentados no showcase, todos contidos no pacote br.com.davidbuzatto.jsge.examples. Aliás, todo usuário é encorajado em explorar o código fonte da engine para entender como as coisas funcionam e quais as funcionalidades disponíveis. Nas realeases também há um arquivo .zip com a documentação da engine.
Note que a engine depende de algumas bibliotecas nativas para o gerencimamento de controles/gamepads/joysticks, essas parte da JInput. No template do NetBeans esses arquivos serão copiados para o diretório de distribuição automaticamente quando se controi o projeto. No templade do VS Code é necessário fazer tal tarefa manualmente.
Qualquer IDE ou sistema de build para Java tem a capacidade de realizar essa tarefa de cópia, ficando a cargo do usuário configurá-la. Ao executar seu programa, tenha em mente que as bibliotecas nativas tem que estar visíveis para a JVM, seja deixando esses arquivos no mesmo diretório de execução do jogo, seja informando à JVM onde buscar tais arquivos (opção -Djava.library.path) ou colocando-os visíveis sob a variável PATH do sistema operacional.
Ainda, o showcase pode ser visto executando-se o arquivo JSGE-vx.x.x-bin.jar contido nos pacotes binários ou executando o projeto da engine, que também é mantido usando a IDE NetBeans.
Um vídeo de apresentação da engine pode ser visto aqui: https://youtu.be/-n80MKVra6w
Espero que gostem!