Olá pessoal,
Não sou desenvolvedor java, mas trabalho numa empresa que utiliza.
Sou designer e vim aqui fazer uma pergunta que não entra na minha cabeça que isso não exista:
É possível criar um código que preste (HTML) utilizando JSF?
Ou o framework é tão amarrado que não é possível se ter controle sobre o código que é gerado?
Pois só vejo
e numa total afronta a qualquer código semântico.
Abraços,
[quote=brunosaid]Olá pessoal,
Não sou desenvolvedor java, mas trabalho numa empresa que utiliza.
Sou designer e vim aqui fazer uma pergunta que não entra na minha cabeça que isso não exista:
É possível criar um código que preste (HTML) utilizando JSF?
Ou o framework é tão amarrado que não é possível se ter controle sobre o código que é gerado?
Pois só vejo
e numa total afronta a qualquer código semântico.
Abraços,[/quote]
Bom há como implementar componentes ou bibliotecas próprias no JSF , talvez a implementação que voce escolheu não seja tão boa .
Tem richFaces,primeFaces,tomahawk,etc cada uma implementa os seus componentes do seu jeito, consequente a qualidade do código final varia de acordo com a implementação.
Parece trivial falar que ele não segue semântica , mas ao meu ver desenhar um framework que encapsula objetos html e usa em conjunto com css e eu garantir renderização em qualquer browser sem muita discrepância não é tão simples quanto parece. Falo isso por experiência própria , por que eu tenho uma biblioteca visual Action Based , e implementar o objeto form por exemplo sem usar table para diagramar as porcentagem e altura e essas coisas e renderizar em nova linha ou na mesma e diagramar conjunto de objetos só dependendo de css ficou totalmente inviavel , fim da novela , vai sem semantica mesmo , prefiro garantir renderização em tudo cross-browser , que o desenvolvedor não precise saber uma linha de css,ou html, ou javascript (Mesma ideia do java server faces) do que seguir algo que vai beneficiar muita pouca coisa , eu vejo a semântica assim . A tendencia é evolui as marcações lógico. Mas alguns poucos casos a semântica mais atrapalha do que ajuda não tem muita saida. Eu por exemplo não entro na onde da DIV mania pra tudo . Entao cada marcação no seu quadrado . É o exemplo se voce discutir com um cara se uma marcação de menu é
- ou
Voces vão discutir o resto da vida e nao chegarão há um consenso. Porque ambos tem argumentos fortes sobre qual usar.
Bom e se voce achar que consegue fazer algo revolucionário nesse sentido de fazer uma implementação 100% semântica (o que eu acho beeeem dificil), compartilhe com a comunidade , apresentando o que ela tem de melhor , ou venda se for o caso. Pra mim sendo W3C , cross-browser ta mais que ótimo. O foco de ser semântica é mais por causa de acessibilidade e engines de indexação , se seu site não é algo aberto só te sobra acessibilidade e pra cegos , e software hiper inteligente que le o conteudo html independentemente da tag que se encontra tem vários no mercado . Então no fim da história eu me pergunto o tão quanto fundamental e importante a semântica é , e o preço a se pagar pelos transtornos que ela gera vale a pena. Programar semanticamente html é 5,6 x mais dificil e impreciso que utilizar marcações erradas e um css básico que funciona bem melhor quando o caso se trata de uma biblioteca de componentes.
Abraços