JSF + NetBeans + Visual Web Pack

Boa tarde senhores, estou com problemas para usar o componente table “A table of data” da palheta de ferramentas do netbeans.

O problema é o seguinte, desenvolvo em uma estrutura MVC, e ja tenho os objetos M e C, os quais me retornan um List(generics) de clientes.

Todos os exemplos que encontro(incluindo os da Sun) usando da table, é fazendo “fortemente acoplado” com o banco, ou seja, cria um data provider, ele acessa ao banco, e é associado o data provider a table, e a table “magicamente” aparece com todos os dados.

A table tem uma estrutura complexa, e não estou conseguindo fazer uma table com a Lista de objetos que tenho.

O caminho que estou trilhando no momento é, criar um objeto “Object List Data Provider” e como ele tem uma propriedade List, passo a lista a ele, dou um bind na table, para a list data provider. Mas isso naum é suficiente, pois não consigo abrir a lista, a table, abre +/-, pois gera o numero de linhas conforme a quantidade de registros. Se alguem tiver uma luz, agradeço.

Obs.: Não estou conseguindo encontrar materiais sobre implementações JSF da sun, a grande maioria dos materias são do myfaces, porem a implementação da sun oferece componentes mtos mais ricos e atrativos.
Caso alguem esteja sentindo essa mesma dificuldade, podemos utilizar esse forum tb pra trocar conhecimentos e melhorar ainda mais a qualidade de nossas aplicações.