JSF mascaras personalizadas[RESOLVIDO]

E aew pessoal boa noite, tudo certo ?
seguinte, estou precisando criar mascaras para meus campos no jsf, por enquanto estou usando facelets para aprender jsf, dpois que eu tive bem, parto pra um primefaces, ou qualque otra coisa, enfim gostaria de criar mascaras para meus valores que aparecem em meu datatable e também em caixas de texto, até agora so tive problema com telefone q no caso tinha sair assim : (99)9999-9999 como o campo já era uma string eu tratei isso no mysql usando um concat, mas agora estou precisando tratar um valor monetário, dah uma força aew pessoal d como jogar mascaras no meu datatable e em meus campos de texto
vlw

Amigo, qual o tratamento especifico queres com valor monetario?

O ideal, é mandar um bigdecimal pra o banco do jeito normal, sem formatação, e fazer está formatação só para exibição.

então gostaria de colocar o ‘R$’ na frente do valor no meu datatable, mas também queria aproveitar o tópico para perguntar sobre mascaras personalizadas em outros componentes, criar mascaras pra cpf, rg, isso no datatable e no campo de texto

Aqui fala tudo sobre as mascaras ja prontas do JSF, inclusive a de R$: http://www.mkyong.com/jsf2/jsf-2-convertnumber-example/

Sobre mascaras no dataTable, eu “ACHO” que não tem. O que tem é a inserção de alguma mascara antes de exibir no dataTable.

kra 50% resolvido hehe, no meu datatable fico assim :

<h:column>
                    <f:facet name="header">Preço</f:facet>
                    <h:outputText value="#{Produtos.preco}">
                        <f:convertNumber currencySymbol="R$" type="currency"/>
                    </h:outputText>
                </h:column>

tentei usar o msm metodo no meu input text, porém ele na hora de cadastrar esta pegando o valor do ‘R$’ e dando erro, ja vi em mts sites uma mascara q quando o componente ganha foco ele tira a mascara, e quando ele perde o foco ele formata o valor q foi inserido no componente

<h:inputText value="#{ProdutoCadastrar.preco}" id="txtPreco" required="true" requiredMessage="O campo preço é obrigatório !">
                <f:convertNumber currencySymbol="R$" type="currency"/>
            </h:inputText>

pessoal encontrei a solução pra colocar mascara no campo de texto no jsf usando jquery, inclusive eh um projeto feito por um brasileiro q eu achei uma otima solução, segue aew o link da solução :

vlw pela força