JSF Controller gordo

Estou iniciando com o framework JSF e estou com algumas duvidas quando sua arquitetura de funcionamento. Dentro do faces-config.xml tenho que instanciar todos os bens necessários a aplicação de uma vez, pergunto? Por exemplo vamos supor que tenho um aplicação com 3 cadastro (Clientes, Fornecedores e Produtos), tenho que instanciar todos os bens necessários para controlar os cadastros todos de uma vez? e se o cliente for utilizar ou tiver acesso somente ao cadastro de clientes, neste caso instanciar os bens do cadastro de fornecedores e produtos não seria um desperdício de memória e algo desnecessário? e se a aplicação for ainda maior? Tenho como dividir o controller em sub-controller mais leves por exemplo, um para controlar o cadastro de clientes, outro pro cadastro de fornecedores etc.

Meu velho, no ato que vc declara o faces-config vc esta apenas declarando os caminhos da sua navegabilidade, em caso de sucesso e falha, assim como tb o nome que os beans serão declarados no sua jsp.

A instanciação do bean se dará no momento em que vc entra na pagina, então se vc colocar um log no construtor do bean, vc verá que ele se repetirá para toda vez que a página for chamada.