JSF - Como pegar o value de um determinado campo pelo id dele?

Olá pessoal.
Estou com um problema numa parte de minha aplicação utilizando JSF e Facelets:

eu tenho uma página de cadastro que contém o seguinte código:

<h:selectOneMenu id="numType"> <f:selectItems value="#{formType.formTypesAvailableSelectOne}" /> <a4j:support event="onchange" reRender="outputText_numInputType, numInputType" /> </h:selectOneMenu>

Este código possui uma ação baseada no evento onchange. Quando o select é alterado de opção, isto é, quando ele possuir o valor igual a 3, nesse caso, ele deverá ativar (mostrar) outro select, este abaixo:

<a4j:outputPanel ajaxRendered="true"> <h:selectOneMenu id="numInputType" [b]rendered="#{form_controller.form.numType == 3}"[/b]> <f:selectItems value="#{formInputType.formInputTypesAvailableSelectOne}" /> <a4j:support event="onchange" reRender="numInputType" /> </h:selectOneMenu> </a4j:outputPanel>

Ná minha página de alteração ele funciona sem problemas, pq nesse caso o objeto controlador do meu bean, form_controller (rendered="#{form_controller.form.numType == 3}") existe e assim a condição imposta no rendered funciona.

O problema é que na minha página de cadastro, o form_controller não é instanciado ainda. Então essa condição não vai funcionar. O que eu precisaria era de uma forma que via JSF, eu conseguisse pegar o value do campo select de id= “numType” e apartir dele fazer a condição do rendered.
Provavelmente deve ser possível fazer em javascript, mas eu gostaria de fazer isso em JSF, se for possível, claro.

Alguém saberia como fazer isso?

Obrigado.

:roll: cara to sem tempo pra olhar, mas dentro do teu <a4j:support > com o onchange, vc deveria enviar no action o valor do seu form_controller, pra que ele fique instanciado certinho e consigua comparar no segundo selectOneMenu,
ou ve se da de colocar o a4j:support dentro do <f:selectItems> e manda o valor por ele…
valeu!

valeu alessandromds
consegui fazer aqui. Dei uma lida na documentação do richfaces e encontrei uma solução usando #{rich:findComponent(‘id’).value} . Ele vai ser uma mão na roda pra mim daqui por diante.
Ficou assim o meu código:

[code]
<h:panelGrid columns=“3”>

<h:selectOneMenu id="numType">
                            <f:selectItems value="#{formType.formTypesAvailableSelectOne}" />
                            <a4j:support event="onchange" reRender="outputText_numInputType, numInputType" />
                        </h:selectOneMenu>

<a4j:outputPanel ajaxRendered="true">
                            <h:outputText id="outputText_numInputType" value="Tipo de Campo" rendered="#{rich:findComponent('numType').value==3}"/>
                        </a4j:outputPanel>

<a4j:outputPanel ajaxRendered="true">
                            <h:selectOneMenu id="numInputType" rendered="#{rich:findComponent('numType').value == 3}">
                                <f:selectItems value="#{formInputType.formInputTypesAvailableSelectOne}" />
                                <a4j:support event="onchange" reRender="insert" />
                            </h:selectOneMenu>
                        </a4j:outputPanel>[/code]

valeu!