JSF com Myfaces/ o lib?

Estou utilizando um blank do jsf com myfaces para começar a estudar jsf e tem um monte de .jar dentro do pacote lib, vai a seguir:

commons-beanutils-1.7.0
commons-codec-1.3
commons-collections-3.1
commons-digester-1.6
commons-el-1.0
commons-fileupload
commons-lang-2.1
commons-logging-1.0.4
commons-validator-1.2.0
jstl-1.1.0
myfaces-api-1.1.4
myfaces-impl-1.1.4
oro-2.0.8
portlet-api
struts
tomahawk-1.1.3

Alguem sabe me dizer o que realmente é nescessário para desenvolvimento utilizando jsf ou algum lugar onde possa descobrir isso?
Pois acho que tem algumas libs desnecessárias, nesse pacote … posso estar enganado (oq não é mto dificil ja que estou começando agora com jsf), mas se alguem pudeer me dar uma luz…

Vlw abs’[]

Kra, deixa as bibliotecas todas no seu projeto, num fica se preocupando muito com isso… Mas por exemplo, a tomahawk é uma biblioteca de componentes, o componente de envio de arquivo do mesmo usa a commons-fileupload, mas por via das dúvidas deixa tudo no classpath do projeto, pq talvez daqui a uma mes vc precisa usar alguma coisa e comexa a dar pau por falta de biblioteca, ai vc vai ter q ficar testando o que precisa ser inserido.

Falow!

Vlw davidbuzatto vou seguir o seu conselho, eh que eu gostaria de saber melhor sobres as bibliotecas, vou procurar alguma coisa, mas msm vlw.

Abs’[] :smiley:

Kra, se vc quer saber melhor quais são as dependencias de cada uma, da uma olhada no site da bibliotca, normalmente explica o que precisa e por que.

Falow!