JSF: As pessoas ainda usam?

Parei de trabalhar com Java a algum tempo, gostaria de saber como anda cenario atual, nunca fui muito com a cara do JSF, sempre vi como uma teclogia que logo ia cair em desuso, iae pessoal ainda usam JSF nas suas empresas em novos projetos?

ps:Sei que tudo depende de premissas, mas nunca gostei da ideia dos controles serem processados no servidor.

aqui na minha empresa agente usa muitoo o JSF 2.0
e o JPA também :smiley:

Eu ainda uso! 8)

No ano passado participei de três projetos para uma empresa e todos eram com jsf. Hj estou em outra empresa e trabalhando com Struts 2.

[quote=Crown]Parei de trabalhar com Java a algum tempo, gostaria de saber como anda cenario atual, nunca fui muito com a cara do JSF, sempre vi como uma teclogia que logo ia cair em desuso, iae pessoal ainda usam JSF nas suas empresas em novos projetos?

ps:Sei que tudo depende de premissas, mas nunca gostei da ideia dos controles serem processados no servidor.[/quote]

hahahahahha…como assim “ainda usam”…fala como se fosse algo ultrapassado. JSF é especificação JEE, e na minha opnião muito melhor que struts

A empresa que trabalho possui vários projetos que utilizam JSF.
Este framework, se bem usado, é uma mão na roda para determinadas situações.

Entretanto, aqui na empresa que trabalho, muito se tem discutido em relação aos frameworks action-based e component-based.

A questão é que muitas vezes perdemos mais tempo configurando os componentes do que focando na regra de negócio, principalmente quando a empresa tem um modelo de layout padrão. Além disso, o JSF da muita liberdade para inserção de regras de negócios na camada de apresentação (nos componentes) através dos managed beans, e pra dar manutenção de um projeto que não foi você quem fez se torna mais e mais delicado, porque envolvem escopos, referências a outros managed beans, etc.
Fora que ele não oferece algumas facilidades que os frameworks atuais action-baseds oferecem como o suporte a serviços REST.

Por este e outros motivos, o VRaptor 3 (action-based) será o framework da vez (ao que tudo indica) na empresa em que trabalho.
Mas é um assunto polêmico e existem casos em que o JSF ainda é muito bem vindo, porém eu particularmente já não me acho tão produtivo utilizando JSF, ao contrário quando utilizo o VRaptor por exemplo.

OBS: não é minha intenção evangelizar nenhum tipo de framework aqui! ^^

fora que jsf faz parte do EE, oq motivou a utilizacao do mesmo em seus projetos, lembrando que minha intenção nao é dizer que o framework nao presta, é me atualizar. é como eu disse o fato que da minha empatia pelo jsf é por conta de ela passar mais uma responsabilidade pro servidor, que é processar os controls, sei que muitas outras tecnoligias fazem isso, mas isso me faz nao gostar delas tambem, isso vinha mudando com alguns controls baseados em ajax, melhorou?

não se esqueça que o jsf faz parte do padrao JAVA EE, eu acho que o problema esta no programador e nao no framework ou na linguagem, a quem se adapta mais facilmente no struct do que no jsf, e por ai fora, a quem fica mais produtivo numa do que noutra.
mas não se esqueçam padrão é padrao

Por aqui tem muita gente usando JSF e muito mais migrando de outros frameworks (struts 1 e 2) pra ele.

Mas sobre qual é o melhor, é igual o colega falou: vai muito do gosto, tem gente que prefere action-based, outros odeiam. Daí vai da empresa.

Mas ae, só pq da liberdade não quer dizer que se deve fazer. O programador deve conhecer boas práticas de programação, conhecer o MVC, é o mínimo que se espera de um profissional.

[quote]não se esqueça que o jsf faz parte do padrao JAVA EE, eu acho que o problema esta no programador e nao no framework ou na linguagem, a quem se adapta mais facilmente no struct do que no jsf, e por ai fora, a quem fica mais produtivo numa do que noutra.
mas não se esqueçam padrão é padrao[/quote]

Concordo. Acho que o o ideal é conhecer muito bem Servlets, pois esse framewoks são todos construídos em cima. Depois dependendo da demanda, o entendimento e domínio da tecnologia é fácil.

Infelizmente sim…

[quote=bombbr]
Infelizmente sim…[/quote]
++

Que bala de prata que nada!
JSF é muito robusto, muito completo, muito isso e muito aquilo.
Satisfaz todas as necessidades? Não!
Usa quem pode e quem quer.
Aqui estamos usando a versão 1.2

Infelizmente. Sou mais wicket.

Mas ae, só pq da liberdade não quer dizer que se deve fazer. O programador deve conhecer boas práticas de programação, conhecer o MVC, é o mínimo que se espera de um profissional.

[/quote]

Eu não exigiria muito de quem usa JSF, empresas que usam JSF mal conseguem fazer o mesmo projeto rodar em outra IDE!

Trabalho com JSF a 3 anos e não tenho nada a reclamar