Entre os recursos novos definidos no draft, estao a integracao com as anotacoes do Java EE 5 (@EJB, @Resource, etc…), suporte aos diferentes níveis de produção (a la ruby on rails), novas anotações, sistema de eventos e muito mais.
Como no Java EE 5, a JSF e a JPA novamente parecem ganhar muito destaque para o futuro lancamento do Java EE 6, que contera versões novas dessas duas especificações.
Assim acredito que em breve migrar frameworks javascript como ExtJs ou Yahoo API será uma tarefa não tão complicada
E do:
E claro, não poderia faltar os escopos de conversação:
[quote]- Support for passing values from page to page. This will be a standardization of the many different Dialog/Conversation/Scope/Flash ideas currently in use.
[/quote]
Com padronização do suporte a AJAX acredito que a incompatibilidade entre os conjuntos de componentes será absurdamente menor, já que a falta de uma especificação AJAX para JSF era um dos maiores causadores de tanta incompatibilidade!
Bom quem me conhece sabe como adoro JSF, mas ultimamente ando vendo o Wicket e tbm é component based e mto mais simples, JSF poderia eliminar todo XML… msm q seja ridiculo fazer as navegações e mapear os managebeans o wicket é bem mais simples, é um “vraptor” para que só tinha Struts rsss
Mas vou dar uma olhada nesse beta 8)
Jul 2007 Expert group formed
Aug 2007 First expert draft
Oct 2007 Early Draft Review
Dec 2007 Public Review
Mar 2008 Proposed Final Draft
Q2 2008 RI beta release
Q4 2008 Final release
Dei uma olhada na especificação do JSF 2.0 e também do WebBeans 1.0. Fiz uma procura com os termos REST e GET, e encontrei a seguinte quantidade de ocorrências:
Que pena! Se considerarmos que todo framework web tá buscando ser REST.
E as novidades do JSF, pelo que eu vi, se resumem a duas coisas, resources e engine AJAX, o resto é frescurinha. O grande problema é que as duas novidades são mais interessantes para quem cria frameworks em cima do Faces, não para o desenvolvedor final; que ainda terá que se contentar com um Faces pelado.
Não que eu não goste das novidades, mas pela quantidade delas, deveria se chamar JSF 1.3.