Já ouvi algumas pessoas nas listas de Rails\Ruby dizerem que usam JRuby para rodar de aplicações Rails em produção…
No meu projeto atual eu escolhi Groovy para algumas partes do sistema. Preferi Groovy por que é mais parecido com Java. Eu sei que o ideal era usar outra linguagem nada haver com Java para forçar o meu cérebro a pensar diferente, mas acho que não é uma boa idéia usar o projeto atual como laboratório…
A unica coisa que acho sobre Ruby é que ele AJUDA MUITO… coisas complicadas de fazer utilizando java , nele fica simples…
Porem na minha opiniao… essas “coisas complicadas” sao uns 15% da aplicação… e porem ser separadas , ainda mais com jRuby…
Outros 85% eu ainda prefiro escrever diretamente em java…
Nao considero por exemplo , o ActiveRecord como algo realmente funcional na maioria de meus projetos… prefiro usar um Hibernate da vida…
Agora para fazer “magicas” legais com swing , ou automatizar processos internos acredito que Ruby é a uma boa resposta
Esse negocio de trocar tudo por causa de meia duzia de coisas a mais… fico na segunda…
Ainda mais quando vem com essa de “codigo mais simples”… codigo mais simples é aquele que alem de entender do CODIGO em si… voce entende a regra de negocio que resultou nele… e isso nao tem linguagem que vai resolver…
Os builds mais recentes do jdk7 já vem com suporte a indy, porém a poucas semanas começaram a adicionar suporte no JIT, então tem muita coisa que simplesmente crasha a jvm.
Fora isso, existe um branch experimental do jruby com suporte a indy.
Pelo andar da carruagem até o final do ano a coisa toda já deve estar razoavelmente usável.