JRimum - Novo projeto open source brasileiro

Lançado no dia 15/06/2008 o JRimum, um novo projeto brasileiro que objetiva a criação de componentes reutilizáveis Java com foco no domínio de negócios do Brasil.

O projeto começa com o Bopepo, a biblioteca para geração de boletos bancários que traz algumas inovações, principalmente no quesito personalização.

Confiram o site do projeto e apóiem esta mais nova iniciativa Potiguar!!!

Aproveitem e vejam os tutoriais no site mesmo ou nos vídeos:

Gerando boletos bancários: Boleto em 3 minutos!
Gerando boletos personalizados: Boleto personalizado com imagens, textos estáticos e dinâmicos definidos “a mão livre” pelo usuário.

Parabéns pela iniciativa!

Não estou conseguindo acessar os links para puder conhecer o projeto melhor, algum problema??? Vou aguardar a disponibilidade.

Opa,…

Acho que é por causa da porta 8080…

O trac deve estar acessível em: http://jrimum.nordestefomento.com.br

Aqui está abrindo normalmente.

Parabéns e boa sorte no projeto :slight_smile: a propósito, como é a pronúncia de JRimum? É “Dieirimum” mesmo rsrs? Muito legal o marcote hehe

Hehehe…

“Die” é?

Bom, acho que é “Jei”+rimum

:slight_smile:

nao sei se deu erro aqui no meu PC. mas nao tem nada la, so inicio de projetos no trac e svn.

Pessoal, segue a lista de todos os links disponíveis.

Acho muito improvável que vcs não consigam ver pelo menos um:

http://jrimum.nordestefomento.com.br

http://groups.google.com.br/group/jrimum-community

http://code.google.com/p/jrimum/

[quote=Romulinho]Lançado no dia 15/06/2008 o JRimum, um novo projeto brasileiro que objetiva a criação de componentes reutilizáveis Java com foco no domínio de negócios do Brasil.

O projeto começa com o Bopepo, a biblioteca para geração de boletos bancários que traz algumas inovações, principalmente no quesito personalização.

Confiram o site do projeto e apóiem esta mais nova iniciativa Potiguar!!![/quote]

Me parece esse um projeto com o mesmo proposito do Caelum Stela, é isso mesmo?

Pelo que vi ele tem um projeto chamado Bopepo que faz a mesma coisa que o JBoleto faz…

Finalmente uma coisa feita com pés-e-cabeça.

Interessante que pessoa tenha addRG e RG tenha getPessoa. Isso é realmente correto no Brasil já que uma pessoa pode ter realmente mais do que um RG ( aposto que a maioria não sabia disso)

O uso de “small data types” também é interessante.

O que eu achei engraçado foi ter pessoa.getSexo() mas não retorna MUITO ou POUCO lol
retorna EnumSexo (F ou M). Aqui teve uma certa gambiarrada… seria mais claro

Pessoa.getSexo()

Sexo.FEMENINO
Sexo.MASCULINO

Não é necessário escrever “Enum” no nome da classe. E as boas praticas apontam que é um falha usar abreviaturas em constantes… tlv o problema é que fica meio feio escreve Sexo.FEMENINO, mas isso é porque a palavra certa seria Genero.
Ai fica mais bonito, é um português mais correto e menos “constangedor”.

mas tudo bem… pelo menos dá para ver que o design foi pensado e que ha tentativa de seguir normas externas.

Essa iniciativa é relacionada de alguma forma com o antigo BrasUtils (foi desenvolvido aqui, pela galera do forum)?

VELO

[quote=sergiotaborda]Finalmente uma coisa feita com pés-e-cabeça.

Interessante que pessoa tenha addRG
[/quote]

Ola Sergio

Mas da outra vez voce disse que preferia “adicinaRG”, usando o exemplo do “withDigito”, que voce criticou bastante. Nesse caso nao se aplicaria a mesma coisa? Ou entendi algo errado

Concordo com o comeco do enum e do bom uso de small types. So nao gosto dos setters em alguns casos que ja ha construtores e dava pra deixar o objeto imutavel.

Bom galera! Obrigado pelas opiniões…

Mas é isso mesmo que a gente tava procurando, FEEDBACK.
O projeto ainda tá amadurecendo e poderá sofrer mudanças no design das classes, só estávamos esperando uma opinião de fora.

Quanto aos projetos Stella e BrasilUtils, nenhum dos componentes do JRimum fazem ou fizeram parte não. De início estamos querendo divulgar apenas o Bopepo focando na flexibilidade e facilidade na personalização.

A intenção é sim fazer componentes reusáveis como o Stella, mas algumas coisas que nos faziam falta fez com que a gente tomasse a iniciativa de lançar esse projeto.

Quanto ao “Enum”, a gente ta tentando estabelecer um padrão pra nomenclaturas, mas que também está em processo de amadurecimento.

No mais, estamos aqui recolhendo todas estas informações pra melhorar o componente.
Valeu.

[quote=boaglio]
Pelo que vi ele tem um projeto chamado Bopepo que faz a mesma coisa que o JBoleto faz… [/quote]

Da mesma forma que o Struts, Webwork e o Mentaway, da mesma forma que o BrasilUtils e o Caelum Stella, da mesma forma que o Netbeans e o Eclipse, da mesma forma que o Tomcat e o Jetty e assim por diante. Cada um vai acabar tendo pontos positivos e negativos em relação aos outros.

Boa iniciativa.

[quote=Paulo Silveira][quote=sergiotaborda]Finalmente uma coisa feita com pés-e-cabeça.

Interessante que pessoa tenha addRG
[/quote]

Ola Sergio

Mas da outra vez voce disse que preferia “adicinaRG”, usando o exemplo do “withDigito”, que voce criticou bastante. Nesse caso nao se aplicaria a mesma coisa? Ou entendi algo errado

[/quote]

Entendeu errado.
A frase completa era “Interessante que pessoa tenha addRG e RG tenha getPessoa”

Me referia ao fato de pessoa ter uma coleção de RG, e não apenas um, e não à nomenclatura do método.
(mas vc já sabia isso, não sabia ? :wink: )

[quote=Romulinho]Bom galera! Obrigado pelas opiniões…

Mas é isso mesmo que a gente tava procurando, FEEDBACK.
(…)
Quanto ao “Enum”, a gente ta tentando estabelecer um padrão pra nomenclaturas, mas que também está em processo de amadurecimento.

[/quote]

Vc não cria classes chamadas ClassCliente nem InterfaceRelogio então porque criar EnumSexo ou IBanco ?
Banco é Banco. Se precisa de formas diferentes crie outros nomes prefixo comuns são Default, Abstract, Generic
O principio de encapsulamento implica que interface e classe devem ser indistinguíveis. Vcs violam isso usando prefixos como I e Enum. Não ha necessidade.

Uma outra coisa que faz pouco, ou nenhum sentido, é a herança de um objeto com um monte de métodos estáticos para verificar nulidade. Isso caberia numa classe utilitária e dificilmente num objeto padrão, muito menos num “Layer SuperType” de onde todo o mundo herda. Isso é bem estanho.

Aê! Parabéns Misael, Gilmar e companhia!

Ops, desculpa, tem razao. Mas eu queria saber a sua opiniao sobre a nomenclatura mesmo. Se por exemplo o metodo addEndereco na classe Pessoa é incorreto (deveria ser addAddress ou adicionaEndereco) ou se tambem entra no seu elogio "finalmente uma coisa feita com pés-e-cabeça. ". Na minha opiniao nao ha problema algum, queria saber se a sua mudou, dada a ausencia de criticas nesse quesito, onde voce costuma bater forte. ps: sua assinatura ta com link errado pro post de dao.

[quote=boaglio]
Pelo que vi ele tem um projeto chamado Bopepo que faz a mesma coisa que o JBoleto faz… [/quote]

A empresa (Nordeste Fomento Mercantil) teve a necessidade de criar boletos personalizados e com o campo sacador/avalista. Na época não existia isso em nenhum projeto e hoje ainda não existe, a não ser no JRimum-Bopepo. Na época tentou-se um contato com os Desenvolvedores do JBoleto e a comunicação foi difícil. Para tornar o que existia em um projeto que atendesse a necessidade dessa empresa e que fosse reusável seria necessário criar praticamente outro projeto e foi o que aconteceu.