Jre no linux

Pessoal, gostaria de usar uma aplicação Swing.jar em abiante linux.

• Baixei a JRE e instalei mas minha aplicação não rodou.
  • Rodei alguns comandos de configuração de vairiáveis ai passou a rodar, mas só via console( java -jar Swing.jar), e quando fecho o terminal tenho que configurar as variáveis novamente.

Perguntas:
1 - Como faço pra executar uma aplicação Swing no linux apenas com o clique do mouse, assim como faço no windows.
2 - Comoo configuro minhas variáveis de ambiente de modo que as configurações permaneçam.

Lembrando, uso o ubuntu 8.

Se Alguem puder me ajudar, agradeço.

Abraço a todos.

E ai cara,

Nunca passei pelo mesmo que voce, mas vou tentar ajudar.

1. Para salvar as configurações, coloque os comandos no /etc/init.d/rc.local. Os arquivos de script que estão dentro de /etc/init.d são sempre inicializados automaticamente, dependendo da sua permissão. De permissão de execução ao arquivo e pronto. Ao menos é isso que faço.

Quando você mandar criar um Lancher no desktop, ele pergunta qual é o comando que deve rodar, dê o java -jar arquivo.jar .

Bem, testa ai, acho que vai ajudar.

[quote=emanoel.almeida]Pessoal, gostaria de usar uma aplicação Swing.jar em abiante linux.

• Baixei a JRE e instalei mas minha aplicação não rodou.
  • Rodei alguns comandos de configuração de vairiáveis ai passou a rodar, mas só via console( java -jar Swing.jar), e quando fecho o terminal tenho que configurar as variáveis novamente.

Perguntas:
1 - Como faço pra executar uma aplicação Swing no linux apenas com o clique do mouse, assim como faço no windows.
2 - Comoo configuro minhas variáveis de ambiente de modo que as configurações permaneçam.

Lembrando, uso o ubuntu 8.

Se Alguem puder me ajudar, agradeço.

Abraço a todos.[/quote]

Emanoel, dá uma olhada em http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=2306&pagina=3, você está setando as variaveis de ambiente apenas para o console que está aberto. Você deve fazer isso no seu arquivo de profile.

Esse é um bom jeito de ajeitar. O meu é meio “POG”, hehe.

Edite o arquivo /etc/profile, coloque as variáveis de ambiente neste arquivo, como por exemplo:

export JAVA_HOME = /usr/sun/jdj1.6/bin

Isto é somente um exemplo, você deve colocar a referência correta para o diretório no qual está instalado seu JDK.

Um abraço. :wink:

eu custumo fazer um arquivo .bat e um .sh para executar no windows ou no linux.

isto de confiar na execução automatica não rola.

exemplo de um .sh:

#!/bin/bash
/usr/local/java/latest/bin/java -jar xpto.jar

O bom de você usar um shell script, como indicado pelo Eduveks, é que você pode associar um ícone também a esse shell no Nautilus (ou no ambiente gráfico de sua preferência). É mais profissional que simplesmente pedir para clicar 2 vezes no jar. Além disso, você pode ajustar path, classpath, argumentos de quantidade de memória a ser usada, etc. sem ter de bagunçar as outras aplicações na mesma máquina.
Uma coisa, por exemplo, que uso para facilitar eu desenvolver uma aplicação no Windows e rodá-la no Linux (ou Solaris) sem problemas, é passar

-Dfile.encoding=ISO-8859-1

como um dos parâmetros do java. Isso já me resolveu vários problemas.

O problema é que você instalou errado. Instale o Java via Synaptics que ele vai configurar tudo isso para você. 8)