JProgressBar com Hibernate

Ola pessoal. Possuo uma aplicacao que utiliza o Hibernate para realizar uma serie de buscas enquanto a interface grafica principal eh carregada.

Sao selects que vao de tabelas a dados que irao preencher os labels da mesma.

Gostaria de saber se ha a possibilidade de “ligar” essas buscas a uma JProgressBar para que o usuario tenha conhecimento de que os dados estao sendo carregados. Pois quando nao ha disponibilidade de conexao, por exemplo, ou esta muito lenta, tem-se a impressao de que o sistema esta travado.

Abracos,
Adriano

Crie uma thread separada que carrega esses dados do banco de dados. Assim, se a conexão estiver ruim, o programa não trava.

Você pode exibir uma mensagem “carregando dados do banco…” enquanto estiver carregando. Exibir a porcentagem que já carregou (JProgressBar) é um pouco complicado, pois como que vai ser calculado isso? Pela porcentagem de registros que carregou?

fazer a barra incrementar de acordo com o progresso pode se tornar uma tarefa árdua (e ao meu pto de vista, desnecessario). Use:

progressBar.setIndeterminate( true );

Isso fará a barrinha ir de um lado pro outro, ate o processo terminar. Vc nao se preocupa com calculo de incremetno, e o usuario fica feliz pq sabe que algo esta acontecendo e nao está travado :wink:

Além de que o setIndeterminate (true), no look & feel padrão, é uma barra hipnótica (ela se movimenta de um lado para outro) que pode fazer seu usuário fazer coisas que ordinariamente não faria - você pode implantar alguma mensagem subliminar no seu código, do tipo “dê um aumento de salário para mim”…

ou “Eu nao vou mais inventar alterações desnecessárias ao funcionamento do sistema”

Aham, normalmente é bom atender ao usuário (nem que seja para prometer algo para depois). Como usuário eu sei que uma progress bar faz bastante falta, mesmo que ela seja mostrada por 2 segundos.

Sim sim, a progress é necessaria nao estava me referido à ela…

Estava dizendo daquelas alterações que parece que o cara tava sem nada pra fazer no trabalho e pensou: “Ummm, vou dar um poco de trabalho pra esses desenvolvedores modafoca… já sei! uma mensagem de confirmação aqui… ou uma grid a mais ali…”

legal o lance do setInderteminated…
obrigado a todos… um grande abraço…

Modafoca? Isso é novidade para mim. :stuck_out_tongue: :stuck_out_tongue: :stuck_out_tongue: