Criar as chamadas PFK - Primary Foreign Key, ou seja, dados q vem de outra tabela para uma outra como chave primaria. Não sei como faz isso … existe ? ( Acho q o item 5 resolve isso - maravilha)
Check nos atributos, por exemplo:
ao criar um atributo char … gostaria q seus valores fossem ‘A’, ‘B’, ‘C’ - semelhante a constraint de check
Dar nomes as foreigns key e nomes as primaries keys. (Frescura, mas acho q come a ter um controle melhor da base)
Lazy e Eager - O q diferencia um do outro ?? se uso lazy tenho q fazer a chamada… collection.iterator() … size() … qq coisa … não da na mesma ?
Union no query language
Acho q é isso … o q sinto mais dificuldade mesmo é em relacao as chaves compostas …
[quote=RaulCarlin]Criteria e Projections com certeza…
Eu também gostaria de ter acesso à Connection para, em um caso particular, criar um statement com ela ou coisas do tipo… ia ser legal…[/quote]
O acesso à connection é uma pegadinha. usar isso é POG.
O problema é resolvido com um NativeCriteria que pode ser executado pelo povedor de forma especifica.
[quote=RaulCarlin]
Eu também gostaria de ter acesso à Connection para, em um caso particular, criar um statement com ela ou coisas do tipo… ia ser legal…[/quote]
Eu não concordo com acesso direto à Connection. Bom, na verdade não acho que faça mal algum deixar disponível na API, mas já posso ver as besteiras que a galera desavisada vai fazer em nome do sagrado “aumento do desempenho”. Por quê você quer criar um statement “por fora”?
Meu argumento é, se você atingiu o ponto onde anda precisando dessas coisas… tá na hora de repensar o design. E se você realmente precisa rodar alguns statements, use as native queries
Ao invés disso, seria bom concentrar esforços no aprimoramento de features existentes em providers como o Hibernate; BatchSize e Fetching, Criteria… Customização de statements para determinadas entidades. Etc…
Não cheguei à ponto de precisar disso, só falei que seria legal… eu uso uma Query se precisar algo específico, não to preocupado com o desempenho, só falei que seria legal…