Nessa pequena entrevista Block é bem otimista quanto ao futuro do Java nas mãos da Oracle, confiram:
Companheiro,
Vc poderia disponibilizar uma tradução…sorry, i don’t speak english… :oops:
ainda bem que existe otimismo!!! Java é uma linguagem muito robusta e matura.
pois é imagine se não tivesse!
vlw
Bacana a entrevista.
Acho que o Joshua está certo sobre Java ME. Não há qualquer possibilidade de competir com Android que é gratuito para os fabricantes. Android finalmente fez sua vítima, só não foi quem vc possivelmente estava esperando.
na minha opniao (e dos que trabalham comigo) a Oracle está cavando a cova para o java…
costumamos brincar no serviço que daqui a pouco o jvm vai ser vendido por 2 reais a licença…
dai alguem vai ter que criar um tal de OpenJava, que vai ser uma linguagem bastante parecida com o java da Oracle…
[quote=Der Meister]na minha opniao (e dos que trabalham comigo) a Oracle está cavando a cova para o java…
costumamos brincar no serviço que daqui a pouco o jvm vai ser vendido por 2 reais a licença…
dai alguem vai ter que criar um tal de OpenJava, que vai ser uma linguagem bastante parecida com o java da Oracle…[/quote]
Ainda bem é que apenas a sua opinião. Porque se a Oracle quisesse acabar com o Java (uma linguagem que eles usam em praticamente todo produto) era só deixar a Sun morrer de inanição. As ferramentas que foram adquiridas anteriormente estão muito bem, inclusive o Berkeley DB, que era e continua sendo open source.
O Java tem muito a ganhar com a junção da Sun com a Oracle.
Duvido!
vlw
É bom finalmente ver alguem que não quer correr para as montanhas e mantem a cabeça no lugar falando disso.
Eu costumo rir por dentro muitas vezes, pois qdo o android tava começando, muita gente dizia que o caminho era JME o android ainda não era maduro o suficiente.
[quote=Felagund]
Eu costumo rir por dentro muitas vezes, pois qdo o android tava começando, muita gente dizia que o caminho era JME o android ainda não era maduro o suficiente.[/quote]
Puro hype. Campo de distorção da realidade pra vc!
Não há qualquer inclinação no momento, por parte das operadoras, de suportar android nas suas próprias plataformas de distribuição (appstores). Portanto, se considerar maduro em termos de gerar receita para desenvolvedores e atrair interesse das operadoras, o android esta muito no inicio sim! Longe de comparar com J2ME e Brew, alternativas que estão bem consolidadas nesse segmento.
[quote=mochuara][quote=Felagund]
Eu costumo rir por dentro muitas vezes, pois qdo o android tava começando, muita gente dizia que o caminho era JME o android ainda não era maduro o suficiente.[/quote]
Puro hype. Campo de distorção da realidade pra vc!
Não há qualquer inclinação no momento, por parte das operadoras, de suportar android nas suas próprias plataformas de distribuição (appstores). Portanto, se considerar maduro em termos de gerar receita para desenvolvedores e atrair interesse das operadoras, o android esta muito no inicio sim! Longe de comparar com J2ME e Brew, alternativas que estão bem consolidadas nesse segmento. [/quote]
Na verdade não estou sendo hype, muito gente despresava o android, dizia que não iria vingar, eu ja escutei isso diversas vezes, não estou dizendo que será o fim de qualquer outra tecnologia, e q so teremos android nos dispositivos moveis. Mas vemos diversos novos dispositivos chegando ao mercado com Android. Isso mostra que muitos dos cavaleiros do apocalipse do Android estavam errados, a plataforma ta em um caminho interessante pode evoluir mais.
[quote=Felagund][quote=mochuara]
Não há qualquer inclinação no momento, por parte das operadoras, de suportar android nas suas próprias plataformas de distribuição (appstores). Portanto, se considerar maduro em termos de gerar receita para desenvolvedores e atrair interesse das operadoras, o android esta muito no inicio sim! Longe de comparar com J2ME e Brew, alternativas que estão bem consolidadas nesse segmento. [/quote]
Na verdade não estou sendo hype, muito gente despresava o android, dizia que não iria vingar, eu ja escutei isso diversas vezes, não estou dizendo que será o fim de qualquer outra tecnologia, e q so teremos android nos dispositivos moveis. Mas vemos diversos novos dispositivos chegando ao mercado com Android. Isso mostra que muitos dos cavaleiros do apocalipse do Android estavam errados, a plataforma ta em um caminho interessante pode evoluir mais.
[/quote]
É verdade. O Android é o SO de mobile que mais cresce, ofuscando o hype do iPhone e já passou o Windows Mobile em vendas nos EUA. A loja oficial deles já tem mais de 50 mil aplicativos, o que mostra que tem muita gente investindo e como tem bastante aplicativos pagos, tem muita gente ganhando dinheiro mesmo. E, como já existe a loja oficial, muitas operadores não estão reinventando a roda e estão utilizando a própria loja do Android. Claro, com exceções. A Motorola, por exemplo, tem sua própria loja Android: SHOP4APPS