Jogos java

Bem, no terceiro semestre temos que desenvolver games em java para desktop. Bem, quero me preparar antes, e adoro eclipse, entao alguem pode me dar algum conselho de material, tutorial, plugin pra eclipse, bibliotecas que podem me ajduar para desenvolver. pode ser 2d mesmo, ja que estou comecando.
Se for em portugues tbm é bacana hehehehhehe, pq so achei em ingles e n consegui fazer muita coisa. é dificil traduzir e n tinha muitos exemplos, mas isso num vem ao caso.
Se alguem puder me ajudar

ps: existe bibliotecas em ajva para jogos ou tem que usar engines para isso?

Opa!
Beleza?

http://lwjgl.org/
http://www.jmonkeyengine.com/

Só conheço essas duas :confused:
Veja no blog no ViniGodoy. Por mais que ele seja um “C++ addicted”, provavelmente tem alguma coisa pra Java lá.
http://vinigodoy.wordpress.com/programacao-de-jogos/

Desculpe não poder ajudar mais, mas o tempo tá curto :|.
Abraço.

Se está começando, não comece com coisas díficeis que precisem de engines complicadas. Comece fazendo um jogo da velha, um tetris, um joga da memória, forca e outras coisinhas simples. Só depois vá para coisas mais complexas.

É, eu curto muito o C++. Mas curto o muito o java também.

Agora, um ótimo tutorial para começar a entender jogos em Java é esse aqui:
http://www.cokeandcode.com/node/6

É muito bom também você entender a API do Java2D. Para isso, leia esse manual:
http://java.sun.com/j2se/1.5.0/docs/guide/2d/spec/j2d-bookTOC.html

Se quiser ver um programa de exemplo, feito para ser simples, você pode estudar o código do meu Genius para Dummies em:
http://www.programadoresdejogos.com/osgames/

Finalmente, para um livro mais completo sobre o assunto, leia:
http://fivedots.coe.psu.ac.th/~ad/jg/

Ou o livro Developing Games in Java, do Dave Brackeen. Mas esse você vai ter que comprar. Eu fiz isso, vale a pena.

Claro, estamos assumindo aqui que você não tem problemas com a linguagem Java em si. Se tiver, então volte para a boa e velha apostila da Caelum e resolva esses problemas antes de ir para um material mais específico.