Ola a todos… programo java para web e desktop e estou começando minhas pesquisas para jogos.
Vou começar com jogos em 2D, estilo plataforma (mário, megamen, etc)… encontrei alguns frameworks, mas não sei qual seria o melhor para usar em 2D…
Jgame e Pulp parecem bem avançados. Mas dos dois, qual seria melhor? Haveria diferença na programação (facilidade e usuabilidade) ?
Alguem aí já desenvolveu games 2D pra dar uma dica ? Conheço pouca coisa, mas já usei a API 2D pra desenhar e mover objetos na tela. Mas agora teria conceitos de colisão e tal… teria algo em pt?
Boa tarde jopss
De uma olhada tambem no Killer Game Programming in Java (creio que ateh o cap. 12 ou 13 jah dariam conhecimento necessario para desenvolver jogos)
Link: http://fivedots.coe.psu.ac.th/~ad/jg/
Obviamente eh em ingles, mas creio que vc nao tera muitos problemas
Aqui do GUJ conheço apenas o ViniGodoy que tambem desenvolve jogos, voce pode encontrar seu blog aqui: http://www.pontov.com.br
Em Java conheço poucas APIs que tratam da parte grafica. Me deparei ha um tempo atras com a linguagem Processing, especialmente desenvolvida para manipulaçao de imagens, videos, jogos, etc. O link da linguagem: http://processing.org/
De tambem uma procurada no google, mas acho que os materiais mais extensos serao provavelmente em ingles.
[]'s
ps.: Eu estou estudando C++ (para desenvolvimento de jogos, juntamente com a SDL) e Lush (http://lush.sourceforge.net/). Lush e basicamente uma dialeto Lisp (tipo Scheme). De modo geral, procure desenvolver naquilo que vc ache mais divertido, ainda mais para aprender :P. Meu blog (ai na assinatura) anda desatualizado, mas pretendo mante-lo atualizado daqui p frente, quem sabe podemos trocar algumas ideias
O Java 2D não é uma API para desenvolvimento de jogos, mas os frameworks podem fazer uso dela para ajudar no processo de desenho.
Quanto a framework eu nunca usei nenhum, na verdade copiei o framework do livro Developing Games in Java.
Como trabalho de conclusão de curso eu desenvolvi um jogo (JMario).
Tem o Vikanoid do Vinícius Godoy.
renatoes, já tinha visto o livro, nao achei muito intuitivo… vlw…
Alkamavo, quais jogos desenvolveu? Em java? Conte-nos sua experiencia com jogos e o que vc acha…
davidbuzatto, o meu seria algo parecido com o seu JMario… teria como vc dá dicas? Como começar em java, como movimentar imagens, como vc desenhou as imagens…
Estou a fim no final do desenvolvimento criar um tutorial desde o básico !!! Isso ajuda muito quem está começando.
Use java 2D mesmo e java sound.
Acho que o seu objetivo agora deve ser aprender como a coisa funciona. Depois vc parte para engines e coisas que facilitam sua vida.
E é sempre bom não ter que ficar incluindo um monte de .jars.
Eu ia indicar meu blog também, mas parece que já fizeram isso. :lol:
Também postei na PDJ um exemplo do jogo genius, feito em Java, super-mega-hiper-ultra comentado, e muitíssimo simplificado. Baixe e dê uma estudada nos fontes: http://www.programadoresdejogos.com/osgames/
Comece a estudar na classe Principal.java, depois na classe Cor.java, Sequencia.java e, no final, vá para a Genius.java.
Espero que te ajude! E qualquer coisa, é só perguntar!
[quote=jopss]Parece-me que é necessário muitas funções matemáticas pra funcionar uma animação nao?
Existe algum “tutorial” sobre isso?[/quote]
Na verdade, você precisa fazer algumas continhas básicas com a função System.currentTimeMillis. E trocar imagens.
O melhor material que já vi sobre isso é o capítulo “An animation framework”, do Killer Game Programming in Java (o link está ali em cima). Não é nada muito difícil.
Optei mesmo por usar o JGame… a API eu já conheço, vamos ver no que vai dar…
To começando com um pack-man seguindo o tutorial do JGame, mas depois vou mudar.
To enrolado um pouco com a parte de animação, o “abre e fecha boca” dele, mas vou tentar, se nao funfa posto a duvida aqui.
Alguém já fez algum jogo simples usando somente C + OpenGL?
Perguntei isso porque é a única coisa que eu sei ( eu não sei C++, nem conheço essas bibliotecas de jogos por aí :oops: )
Abraços
P.S. - mas o que eu gostaria mesmo era de desenvolver jogos JME :roll:
Novamente lhe indico o blog do amigo Vinicius Godoy quanto ao jogo C + OpenGL
Atualmente estou usando a SDL: http://www.libsdl.org/ tanto em Lisp quanto em C++
Tem binds para diversas linguagens, mas para C/C++ nao e necessario baixar nenhum bind
Existem diversas outras bibliotecas, inclusive especialidades da propria SDL (SDL_image, SDL_ttf, SDL_mixer, etc), portanto de uma pesquisada no google.
[google]C game api[/google]
[]'s
[quote=tnaires]Alguém já fez algum jogo simples usando somente C + OpenGL?
Perguntei isso porque é a única coisa que eu sei ( eu não sei C++, nem conheço essas bibliotecas de jogos por aí :oops: )
[/quote]
Não tem muito porque usar C hoje em dia para fazer jogos… Exceto o C simplificado das linguagem de shaders.
Tem o Campeonato Bola Gelada, no meu site, que é beem simples (para um jogo 3D), mas é em C++. Usa OpenGL e SDL (que elimina a parte chata da API do Windows).