Jogos Java em 2D: API, JGame ou Pulp?

Ola a todos… programo java para web e desktop e estou começando minhas pesquisas para jogos.
Vou começar com jogos em 2D, estilo plataforma (mário, megamen, etc)… encontrei alguns frameworks, mas não sei qual seria o melhor para usar em 2D…

  1. a API Java 2D.
  2. JGame - http://www.13thmonkey.org/~boris/jgame/
  3. Pulp - http://www.interactivepulp.com/pulpcore/

Jgame e Pulp parecem bem avançados. Mas dos dois, qual seria melhor? Haveria diferença na programação (facilidade e usuabilidade) ?

Alguem aí já desenvolveu games 2D pra dar uma dica ? Conheço pouca coisa, mas já usei a API 2D pra desenhar e mover objetos na tela. Mas agora teria conceitos de colisão e tal… teria algo em pt?

abraços

jopss :stuck_out_tongue:

Boa tarde jopss
De uma olhada tambem no Killer Game Programming in Java (creio que ateh o cap. 12 ou 13 jah dariam conhecimento necessario para desenvolver jogos)
Link: http://fivedots.coe.psu.ac.th/~ad/jg/
Obviamente eh em ingles, mas creio que vc nao tera muitos problemas
Aqui do GUJ conheço apenas o ViniGodoy que tambem desenvolve jogos, voce pode encontrar seu blog aqui:
http://www.pontov.com.br
Em Java conheço poucas APIs que tratam da parte grafica. Me deparei ha um tempo atras com a linguagem Processing, especialmente desenvolvida para manipulaçao de imagens, videos, jogos, etc. O link da linguagem:
http://processing.org/
De tambem uma procurada no google, mas acho que os materiais mais extensos serao provavelmente em ingles.

[]'s

ps.: Eu estou estudando C++ (para desenvolvimento de jogos, juntamente com a SDL) e Lush (http://lush.sourceforge.net/). Lush e basicamente uma dialeto Lisp (tipo Scheme). De modo geral, procure desenvolver naquilo que vc ache mais divertido, ainda mais para aprender :P. Meu blog (ai na assinatura) anda desatualizado, mas pretendo mante-lo atualizado daqui p frente, quem sabe podemos trocar algumas ideias :wink:

ja desenvolvi jogos em 2D
mas foi tudo feito no eclipse e nao apostei muito na parte grafica…se precisar de alguma ajuda. Estou disponivel…

Olá.

O Java 2D não é uma API para desenvolvimento de jogos, mas os frameworks podem fazer uso dela para ajudar no processo de desenho.
Quanto a framework eu nunca usei nenhum, na verdade copiei o framework do livro Developing Games in Java.

Como trabalho de conclusão de curso eu desenvolvi um jogo (JMario).
Tem o Vikanoid do Vinícius Godoy.

ja desenvolvi jogos em 2D
mas foi tudo feito no eclipse e nao apostei muito na parte grafica…se precisar de alguma ajuda. Estou disponivel…

Opa… vlw pelas respostas…

Bom vou tentar com JGame… se alguem usou me dah um help ae…rs…

Ainda nao sei mt coisa sobre a teoria dos games… e isso q vai me dah um pouco de trabalho…

Parece-me que é necessário muitas funções matemáticas pra funcionar uma animação nao?
Existe algum “tutorial” sobre isso?

jopss :stuck_out_tongue:

renatoes, já tinha visto o livro, nao achei muito intuitivo… vlw…

Alkamavo, quais jogos desenvolveu? Em java? Conte-nos sua experiencia com jogos e o que vc acha…

davidbuzatto, o meu seria algo parecido com o seu JMario… teria como vc dá dicas? Como começar em java, como movimentar imagens, como vc desenhou as imagens…

Estou a fim no final do desenvolvimento criar um tutorial desde o básico !!! Isso ajuda muito quem está começando.

jopss :stuck_out_tongue:

Oi.

Use java 2D mesmo e java sound.
Acho que o seu objetivo agora deve ser aprender como a coisa funciona. Depois vc parte para engines e coisas que facilitam sua vida.

E é sempre bom não ter que ficar incluindo um monte de .jars.

Um tutorial que considero excelente é esse aqui:
http://www.cokeandcode.com/tutorials

Eu ia indicar meu blog também, mas parece que já fizeram isso. :lol:

Também postei na PDJ um exemplo do jogo genius, feito em Java, super-mega-hiper-ultra comentado, e muitíssimo simplificado. Baixe e dê uma estudada nos fontes: http://www.programadoresdejogos.com/osgames/

Comece a estudar na classe Principal.java, depois na classe Cor.java, Sequencia.java e, no final, vá para a Genius.java.

Espero que te ajude! E qualquer coisa, é só perguntar! :slight_smile:

[quote=jopss]Parece-me que é necessário muitas funções matemáticas pra funcionar uma animação nao?
Existe algum “tutorial” sobre isso?[/quote]

Na verdade, você precisa fazer algumas continhas básicas com a função System.currentTimeMillis. E trocar imagens.
O melhor material que já vi sobre isso é o capítulo “An animation framework”, do Killer Game Programming in Java (o link está ali em cima). Não é nada muito difícil.

Não sou ele, mas já respondendo também :slight_smile: :
http://vinigodoy.wordpress.com/meus-jogos

vLW viniGodoy… vo olha todos.

Optei mesmo por usar o JGame… a API eu já conheço, vamos ver no que vai dar…
To começando com um pack-man seguindo o tutorial do JGame, mas depois vou mudar.
To enrolado um pouco com a parte de animação, o “abre e fecha boca” dele, mas vou tentar, se nao funfa posto a duvida aqui.

tamos ae…

jopss

[quote=jopss]renatoes, já tinha visto o livro, nao achei muito intuitivo… vlw…

Alkamavo, quais jogos desenvolveu? Em java? Conte-nos sua experiencia com jogos e o que vc acha…
[/quote]

Boas ca estou…
realmente n tinha visto a tua questão me desculpe…
Nao tenho um blog…mas posso postar aki as sources…pode ser?

opa… manda bala

jopss

Alguém já fez algum jogo simples usando somente C + OpenGL?
Perguntei isso porque é a única coisa que eu sei ( eu não sei C++, nem conheço essas bibliotecas de jogos por aí :oops: )

Abraços

P.S. - mas o que eu gostaria mesmo era de desenvolver jogos JME :roll:

tnaires,

Novamente lhe indico o blog do amigo Vinicius Godoy quanto ao jogo C + OpenGL :stuck_out_tongue:
Atualmente estou usando a SDL: http://www.libsdl.org/ tanto em Lisp quanto em C++
Tem binds para diversas linguagens, mas para C/C++ nao e necessario baixar nenhum bind
Existem diversas outras bibliotecas, inclusive especialidades da propria SDL (SDL_image, SDL_ttf, SDL_mixer, etc), portanto de uma pesquisada no google.
[google]C game api[/google]
[]'s

[quote=jopss]opa… manda bala

jopss[/quote]
aki esta a bala…crie projecto…substitui…compile…e divirta-se!!!

Eu fiz esse aqui usando soh java2d (swing). Precisa de nenhuma biblioteca e por isso fica pequeno o download

(Clica no link que vai rodar. OBS: tá incompleto o jogo)
http://www.cin.ufpe.br/~vcac/dave/DangerousDave.jnlp

tem até level editor :stuck_out_tongue:
http://www.cin.ufpe.br/~vcac/dave/LevelEditor.jnlp

Nesse site tem o tutorial q eu usei pra fazer. Tem até um tutorial pra fazer jogo 3d em java :stuck_out_tongue:
http://www.cokeandcode.com/tutorials

acho k vou partir para 3D tb…
hehehehe
e ja começei :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :evil: :evil: :evil: :evil:

[quote=tnaires]Alguém já fez algum jogo simples usando somente C + OpenGL?
Perguntei isso porque é a única coisa que eu sei ( eu não sei C++, nem conheço essas bibliotecas de jogos por aí :oops: )
[/quote]

Não tem muito porque usar C hoje em dia para fazer jogos… Exceto o C simplificado das linguagem de shaders.

Tem o Campeonato Bola Gelada, no meu site, que é beem simples (para um jogo 3D), mas é em C++. Usa OpenGL e SDL (que elimina a parte chata da API do Windows).

Nao sei se ja mencionaram, mas alguem tem brincado com LWJGL?