JNI - Passagem por Referência

Bom dia galera!

Nesta última semana estou estudando o tempo todo Java -> DLL JNI -> DLL. Fiz muitos progressos. Estou conseguindo passar parâmetros e receber retorno de funções da DLL.

Só que nem tudo são flores…

Na minha DLL tem um método com a seguinte assinatura:

EXPORT void swap(int*, int*);

Como vcs podem ver as duas variáveis são passadas por referência. Essa função faz o seguinte:

int a =3; int b=2;
printf("antes da troca a=%d b=%d",a,b); //antes da troca a=3 b=2
swap(a,b);
printf("depois da troca a=%d b=%d",a,b); //antes da troca a=2 b=3

Agora vem o problema:

A assinatura do meu método em Java é:

public native void swap(int a, int b);

E sabendo que valores primitivos são passados por valor, como faço para obter o mesmo comportamento que obtenho em C++?

Obs: Já troquei a assinatura por swap(Integer a, Integer b) e simplesmente não houve a troca, ou seja, o JNI passou a cópia do valor e não da referência.

Não se assuste, mas você vai precisar usar:

public native void swap(int[] a, int[] b);

C não possui passagem por referência, é sempre por valor. Apenas permite o uso de ponteiros para qualquer variavel.

A resposta mais simples para você é: se não consegue fazer um swap de duas variáveis int em Java puro, não vai conseguir fazer usando JNI. Java não é C# e não admite parâmetros por referência. Mesmo em C# a passagem de parâmetros por referência é a exceção, em vez da regra, e requer o uso da palavra-chave “ref”, tanto na declaração quanto na chamada do método.

De qualquer maneira, digamos que você usasse esse esquema do swap para duas variáveis do tipo Integer.
Uma característica das classes wrapper é que os valores representados são imutáveis.