JNDI e RMI

E aew pessoal.

Bom, estou aprendendo agora sobre essas tecnologias, e não achei muito material de base por aí.
No caso, o JNDI seria um servidor de nomes para objetos, correto? e o RMI é o responsável pela comunicação dos objetos em servidores diferentes.
Então, pelo o que eu entendi, por exemplo, em uma aplicação WEB, a requisição procura pelo nome padrão de um objeto no JNDI, e através do RMI, a comunicação entre os objetos em servidores diferentes é feita.
Mas, como essa distribuição de objetos em vários servidores funciona? O JAR ou o WAR são distribuidos em várias maquinas?

Bom posso te dizer sobre o RMI que eu já usei…
A idéia dele é que vc tenha uma interface no cliente e a implementação dessa interface no servidor, assim quando o cliente precisar ele consegue invocar o método declarado na interface direto no servidor.
Por tanto nesse caso você precisa mesmo dos dois jars…

Se eu errei em alguma coisa alguém por favor me corrija

Abraços
Vinícius

Fala Jaba ,

Seu pensamento está na linha certa cara. Imagine que, por questão de balanceamento de carga, você possui uma mesma aplicação rodando em um cluster de três máquinas. Ainda, imagine que uma delas é mais potente que as outras duas. Se um usuário se loga na aplicação e tenta executar uma operação que é muito pesada, você pode querer executar tal processo na máquina mais “poderosa” (independente da maquina em que o usuario caiu ao se logar). É neste momento que entra a chamada RMI (Remote method Invocation). No momento que você for fazer o lookup da classe que executa o tal processo, você o faria remotamente, passando o ip/nome da maquina em que deseja executar a tarefa. Lembrando que o tal lookup (ação de encontrar a classe no container) é realizado via o JNDI Name da classe, do qual você mencionou em sua mensagem.

Qualquer dúvida estou a disposição.

[]'s