Olá, estou precisando fazer um teste de carga em uma app web no meu trabalho. Bom, eu estou configurando o JMeter da seguinte forma:
Test Plan
|
Thread Group (15 threads, periodo de 5 s, executando 1 vez)
| Recording Cotroller (Para mostrar os passos que faço no browser)
| HTTP Request Defaults (com as configurações do endereço da minha app - IP que minha app esta rodando, porta 80, http…)
| Aggregate Report
| Graph Results
WorkBench
| HTTP Proxy Server (com as configurações da porta - 8090, e com o Target Controller apontando para o meu Recording Controler, ou seja, tudo o que eu executar no browser é para aparecer no Recording Controller)
Feito essas configurações no JMeter, eu vou no Browser (IE) e configuro o proxy localhost, com a mesma porta que utilizo no Jmeter, para que tudo que eu faça no browser seja capturado no JMeter… Só que…nao ta funcionando… o jmeter nao ta capturando minhas açoes no browser… configurei algo errado?? O objetivo é testar quantos usuários simultâneos minha app consegue suportar, tem como fazer esse teste de outra forma sem usar o HTTP Proxy Server ou o melhor é usá-lo? (porque nao consigo usá-lo…)
Alguém ai poderia me ajudar?
[quote=Luana Lobao]Olá, estou precisando fazer um teste de carga em uma app web no meu trabalho. Bom, eu estou configurando o JMeter da seguinte forma:
Test Plan
|
Thread Group (15 threads, periodo de 5 s, executando 1 vez)
| Recording Cotroller (Para mostrar os passos que faço no browser)
| HTTP Request Defaults (com as configurações do endereço da minha app - IP que minha app esta rodando, porta 80, http…)
| Aggregate Report
| Graph Results
WorkBench
| HTTP Proxy Server (com as configurações da porta - 8090, e com o Target Controller apontando para o meu Recording Controler, ou seja, tudo o que eu executar no browser é para aparecer no Recording Controller)
Feito essas configurações no JMeter, eu vou no Browser (IE) e configuro o proxy localhost, com a mesma porta que utilizo no Jmeter, para que tudo que eu faça no browser seja capturado no JMeter… Só que…nao ta funcionando… o jmeter nao ta capturando minhas açoes no browser… configurei algo errado?? O objetivo é testar quantos usuários simultâneos minha app consegue suportar, tem como fazer esse teste de outra forma sem usar o HTTP Proxy Server ou o melhor é usá-lo? (porque nao consigo usá-lo…)
Alguém ai poderia me ajudar?[/quote]
Luana, coloca um print das telas do Jmeter com as configurações.
Aqui está:
Configurações no JMeter
Configurações no IE
Ps.: Eu gostaria de fazer os testes no servidor que ta rodando a app (mostrado no HTTP Request)… nao sei se essa informação acrescenta em algo…
Não sei o que pode ser, acho que é o proxy, nao tenho certeza… tem como fazer teste de carga sem usar o HTTP Proxy Server?
Você pode criar a sequência de navegação manualmente inserindo compomentes HTTP Request HttpClient (dentro de Thread Group, Loops, etc). Um para cada URL que o usuário acessa seja através de um link ou post de um formulário.
Para o teste ficar mais real crie uma base de dados fictícia em arquivos CSV (compomente CSV Data Set Config) para que estes dados sejam postados no devidos formulários ou passados como parametros para as devidas URLs.
Falow
Olá,
Antes de você iniciar a gravação dos passos que você utiliza no browser, você tem que apertar o botão de “start” do proxy, daí em diante ele começa a capturar as ações… porém ele vai gravar na raiz, aí é só mover para a estrutura que você criou, dentro de thread groups, etc…etc…
Abraço.
Olá meninos, agradeço a resposta de todos,
Bom, o teste funcionou! Obrigada pelas dicas. Não estava funcionando porque o proxy nao estava encontrando minha app, era problema na pinóia do endereço… enfim… heheheh… agora foi…
Atenciosamente,