JFrame, JInternaFrame e JMenu

Olá!

Tenho uma aplicação que trabalha com jmenu, onde o mesmo tem 4 opções, sendo duas visíveis que tem como login e outra como localizar.

A ideia é que quando eu localizar algo as outras 2 opções (jmenu) apareçam na jMenuBar.

O código está estruturado de modo que o menuBar já tenha o jmenu3 e 4 e os mesmo estão como .setVisible(false).

A opção 2 trata-se de uma jinternalframe que fará a pesquisa, se encontrada a opção 3 e 4 tem que aparecer

tentei a opção abaixo no evento pesquisar mas não funcionou:

Form1 f1= new Form1();
f1.jMenu3.setvisible(true);

Tentei como:
Form1 f1= new Form1();
f1.jMenu3().setvisible(true);

E também não vai, oque preciso é de uma ideia de como resolver isso.

Essa forma eu não sei te falar, mas a que resolve para mim é o remove e o add. Sempre limpo os menus e conforme as permissões eu vou adicionando novamente os componentes no meu menu.

Consegui resolver colocando jmenu como static e alterando através de outro frame… deu certo!

Está errado, os componentes visuais de uma tela não devem ser static.

Porque você cria um novo objeto do Form1 no evento?

Posta o código completo de suas classes que fica fácil te orientar.

Exato, mas funcionou perfeitamente…

Precisava que meu jMenu 3 aparece com base em uma consulta em outro frame… Ambos são arquivos forms separados… Sem o static nao era possível, o set visible de nada adiantava, nem enable nem nada, quando mudei para static resolveu imediatamente

Você acha que está perfeito.
Sabe pra que serve a palavra static?

Porque você estava chamado o setVisible no objeto errado, afinal toda vez você cria um novo objeto Form1 ao invés de usar o existente.

Se você tivesse postado o código completo, ficaria fácil te mostrar o erro.