Jexpel vs Ognl

Muitos de vcs devem conhecer a biblioteca interpretadora de expressões OGNL.

Este tipo de biblioteca costuma ser usada internamente por frameworks, mas também pode ser utilizada diretamente.

Existe um novo projeto no sourceforge chamado jexpel, criado por um brasileiro(Eu), que tem a performance melhor e é tão ou mais fácil de usar do que o ognl.

Como eu sou o desenvolvedor deste projeto, gostaria de contar com a opinião de outros desenvolvedores para aprimorá-la.

Agradeço.

Alan, creio que meu comentario não acrescente muito ao fórum, porém quero apenas dar os parabéns pelo projeto.

Sei que você dedicou parte do tempo com ele, e nada mais justo do que um obrigado. Ainda estou um pouco atolado aqui (epa, hehe) com um projeto extenso, mas logo que surgir um tempo quero olhar com calma.

Abraços

tambem dou os parabens

ognl ainda tem um montao de buracos e dificuldades, e mesmo assim é o mais usado…

Queria agradecer por terem olhado e queria acrescentar mais algumas informações

O jexpel não utiliza reflexão para executar as expressões, elas são compiladas em classes java via asm. Por ex.:

a seguinte expressão: user.name seria transformada em uma classes assim:

public class Exp_1712536127 implements Expression {

public Object get(Object obj) throws Exception {
    return obj.getUser().getName(); // a pripriedade é recuperada sem cast, recursos do bytecode
  }

public void set(Object obj, Object value) throws Exception {
    obj.getUser().setName((String)value); // aqui faz o cast
  }

}

Neste caso é uma expressão que permite leitura e escrita, mas há casos que só permite leitura como na expressão:

dtInicio + 10243600*1000

Esta expressão seria compilada como:

new Date(obj.getDtInicio().getTime() + 864000000L)

obs.: eu implementei a soma para datas. Um recurso muito útil que eu já precisei em projetos para validar datas com expressões"

E caso a propriedade seja pública e não tenha método get ele a acessa diretamente