JEE sem framework!

estou tão acostumado a desenvolver JEE usando framework que confesso não saber se é possível desenvolver uma aplicação web ‘de verdade’ sem usar framework algum… é?

sendo possível, é ‘praticável’ ou é mesmo tão ‘impraticável’, a ponto de requerer mesmo algum(ns) framework(s) para agilizar/organizar as coisas?

alguém conhece algum ‘case’ de aplicação web ‘de sucesso’ em que nenhum framework foi usado no desenvolvimento??

antes de struts, jsf, hibernate como vc acha que as app existiam? PEgue o livro servlet & jsp da kathy que la vc ver de fato como tudo era feito antes de uma forma bem trabalhosa, mas funcionava, problema era na manutencao ou se o sistema virasse um BAM no mercado ai que entrava os problemas.
Mas, é obvio que tem como desenvolver, porem esqueça suas queridas ferias.

Já tentei manter uma página pessoal usando nenhum framework. É trabalhoso, gera mto código logo a manutenção começa a ficar onerosa.

Porém a experiência foi boa e aconselho, tem que se aprender o caminho arduo primeiro pra depois pegar os atalhos.

já imaginava que seria assim… (quase) tudo na vida tem uma ‘razão de ser’… ninguém ‘inventaria’ um framework ‘à toa’! :shock:

de qualquer forma, obrigado pelas respostas, que ‘confirmaram’ o que já imaginava. :wink:

cara, eu sou estagiário em desenvolvimento em JEE a quase 1 ano e eu faço tudo na mao! tudo na unha!

no inicio é assim, seu chefe te da uma aplicaçao simples pra voce fazer… algo que um java pleno faria em 4 ou 5 dias e voce leva quase 2 semanas e meia pra fazer.
po, blz, tem umas classes aqui, alguns JSPs ali e tudo legal.

ai o nivel começa a subir, seu chefe começa a te dar umas coisas mais complicadas por que ele ve que voce ja ta adquiirndo experiencia , so que chega um ponto (o que eu estou) que a sistema fica grande, o sistema começa a ter tantas JSPs que voce começa a separá-los em pastas dentro da aplicaçao na tentativa de deixar tudo organizado.
ai voce se lembra daquele livro “use a cabeça! padroes de projetos” onde ele falava “desenvolver para implementaçoes”, no inicio voce começa fazendo umas interfaces mas depois voce meio que relaxa e passa a instanciar diretamente as classes concretas; dai voce se lembra tambem de fazer a menor quantidade de servlets possivel, entao seu sistema fica apenas com duas servlets e trocentas JSPs , e no final voce nao sabe qual JSP se comunica com qual servlet ai voce tem que ir no WEB.xlm e ficar fazendo anotaçoes no codigo dai quando voce ve voce ta num labirinto com 2 servlets, 8 DAOs, 10 VOs,2 interfaces praticamente inuteis e umas 15 JSPs divididas em umas 3 ou 4 pastas!!!

“oh droga! onde estao os malditos frameworks para me ajudar?” – voce pensa …

Sim, é possivel desenvolver 100% j2ee puro porem vou escrever muito mais codigo do que eu preciso. Vou precisar saber como funciona os doGet, doPost, trabalhar com Session, Filters, etc. É muita coisa se comparado a, por exemplo, um vRaptor da vida.

Sem falar que vc precisa acessar o banco de dados. Vai um hibernate ai? Ou, pelo menos, pode fazer assim:

http://guj.com.br/article.show.logic?id=115

Boa sorte.

tem sim, da para desenvolver usando jsp. muito trabalhoso.

bom, a título de estudo, eu sou a favor de ficar reinventando a roda!! struts é legal? faça o seu! hahahaha

acredite se quiser, mas acabo de saber de ‘fonte segura’ que uma das maiores empresas do brasil tem projetos jee sem framework! :shock:

creio nisso sim, os projetos mais antigos(e poe antigo nisso), pois iniciar um projeto jee agora sem framework, eh um tiro no pé. Lembre-se tempo é dinheiro. Nem todo ser valoriza o tempo, mas a empresa sim, o que ela puder fazer dentro de 8 horas com qualidade e mais rapido ela vai fazer.