JEE ou JSE - Sistema de retaguarda [Resolvido]

Boa tarde,

Por favor, perdoem, se postei em lugar errado. A verdade é que, não sei onde minha dúvida, se encaixa. Vamos lá:

• Estou vendo, JME, para uso em um sistema coletor de dados.

• Pretendo usar, JSE, para as estações de trabalho.

A dúvida é, agora para, receber as informações dos coletores. Preciso usar JEE?

[]s

sim se vc pretende usar servlets, jsf, ejb e/ou jpa, que são especificações jee
nao se vc pretende usar apenas sockets ftp e udp

Boa tarde,

Vou dar uma geral, nos componetes, do JEE citados para tomar, a melhor decisão.

Obrigado :smiley:

[]s

Você pode usar mensagens JMS.
Nesse caso não precisaria de um servidor JEE.
E com isso você pode garantir a entrega das mensagens, evitar duplicação e outras coisas que teria q fazer manualmente no caso de Servlet ou WebService.

[quote=silvionetto]Você pode usar mensagens JMS.
E com isso você pode garantir a entrega das mensagens, evitar duplicação e outras coisas que teria q fazer manualmente no caso de Servlet ou WebService.[/quote]

Calma ae.
Cada coisa no seu lugar.
Use jms quando realmente precisar de jms. Se for usar, sugiro que dêem uma olhada em ActiveMQ.

Por falar em bom e mau uso de tecnologias, estou dando manutenção numa p* de sistema que resolveu “paralelizar” o processamento com mensagens jms pra ele mesmo… bastava, nesse caso, usar o ThreadPool correto do servidor de aplicações usado e criar as threas necessárias (desde que estivessem contidas nesse threadpool, pra não concorrer com o próprio AS).

Resumo da ópera: ficou uma b* com jms nesse caso, fora que ta altamente acoplado (não por conta do jms, tem outros poréns). O que quero dizer com tudo isso? Não adianta matar passarinho com canhão. cada tecnologia por mais poderosa que seja tem seu propósito, pra quebrar as regras tem que conhecer bem o que está usando e por quê está quebrando. nada de achismos, ok?

Resumo do resumo da ópera: saiba o que está fazendo e conheça a tecnologia utilizada. Caso contrário terá um elefante frankstein branco bomba suicida. Acho que me fiz suficientemente enfático :wink: .

Abraços.

[quote=Tchello][quote=silvionetto]Você pode usar mensagens JMS.
E com isso você pode garantir a entrega das mensagens, evitar duplicação e outras coisas que teria q fazer manualmente no caso de Servlet ou WebService.[/quote]

Calma ae.
Cada coisa no seu lugar.
Use jms quando realmente precisar de jms. Se for usar, sugiro que dêem uma olhada em ActiveMQ.

Por falar em bom e mau uso de tecnologias, estou dando manutenção numa p* de sistema que resolveu “paralelizar” o processamento com mensagens jms pra ele mesmo… bastava, nesse caso, usar o ThreadPool correto do servidor de aplicações usado e criar as threas necessárias (desde que estivessem contidas nesse threadpool, pra não concorrer com o próprio AS).

Resumo da ópera: ficou uma b* com jms nesse caso, fora que ta altamente acoplado (não por conta do jms, tem outros poréns). O que quero dizer com tudo isso? Não adianta matar passarinho com canhão. cada tecnologia por mais poderosa que seja tem seu propósito, pra quebrar as regras tem que conhecer bem o que está usando e por quê está quebrando. nada de achismos, ok?

Resumo do resumo da ópera: saiba o que está fazendo e conheça a tecnologia utilizada. Caso contrário terá um elefante frankstein branco bomba suicida. Acho que me fiz suficientemente enfático :wink: .

Abraços.[/quote]

Você não o acha o ActiveMQ um pouco ultrapassado não?
Eu não usaria o ActiveMQ por ele ser compatível apenas com o JMS 1.1 e JavaEE 1.4 ao invés de JMS 1.2 ou 1.3 e Java EE 5 ou 6.
Por isso é bom conhecer tecnologia.
Para não usar coisas ultrapassadas.
Para receber os dados de um coletor eu usaria um simples upload de arquivo em uma página web.
Mas como a pergunta do nosso amigo era se é necessária usar java EE a resposta é não.
Não é necessário tem como fazer sem.
Mas concordo contigo qndo diz tente não complicar.

[]s