Jee == html + jse?

É isso mesmo???

Pessoal, hj meu professor me disse que se eu colocar meu código java dentro de um HTML eu estou programando Java Web… isso é verdade? rs Desculpem minha ignorância rs é que eu fiquei intrigado, além de não conhecer JEE eu perguntei pra um outro professor de Desenvolvimento Web ele me disse que para desenvolver Java Web eu preciso criar um Applet. Bom tendo em vista essas controvérisas vcs que (presumo) tem experiencia com a plataforma JEE poderiam me dizer se existe diferença em termos de segurança ou eficiência?!

Vlw pela força desde já!

HTML + código java seria o equivalente a JSP + scriptlets … é java web mas a coisa vai muito muito mais além disso.

Ja a afirmação sobre criar applet… eu diria que não tem nada a ver pois um applet nada mais é do que uma aplicação feita em swing (j2se)

att

Desconsidere muitas coisas que ele falou.

Cara em resumo, JEE é uma plataforma voltada para internet, intranet e provê vários recursos como JDBC para acesso a banco de dados, EJB para componentes de software, JSP é um servlet para apresentação de páginas dinâmicas, Servlet que é utilizado para construção de conteúdos dinâmicos, JPA que é uma especificação para mapeamento objeto relacional, JTA para transações, JCA para comunicação com legados…

Veja que é uma plataforma muito robusta, o que possibilita fazer muita, muita coisa.

Quanto ao que o professor disse, quanto você programa java + html, no caso seu html dentro de um JSP, no fundo não deixa de ser JEE, agora por caridade e avanço da humanidade NÃO FAÇA ISSO.

Essa “técnica” foi banida e hoje sequer é adminissível falar em Scriptlets (Programar java dentro do HTML (JSP)). Para isso pesquise sobre MVC, que é um padrão para desenvolvimento em camadas, onde você divide as responsabilidades dentro da aplicação.

Quando você programa com scriptlets você mistura duas camadas distintas no mesmo documento, a manutenção vira o infortúnio e sua aplicação fica trash.

Infelizmente existem aos montes professores assim, que não acompanham o avanço da tecnlogia, não obstante o fato deles ficarem ultrapassados, ainda passam um “conhecimento” errado aos alunos.

[]'s Hewerton Crisóstomo

Concordo com o Javabuntu em alguns aspectos.

A técnica de Scriptlets realmente foi banida do mercado porém nas faculdades ainda é oq ensinam como JavaWeb.

Discordo que o JDBC e o JPA sejam recursos do JavaWeb sendo que eles podem ser utilizados no Java SE e também para utilizar o JavaWeb vc não é obrigado a persistir no Banco.

Para uma simples aplicação JavaWeb é necessário uma (JSP) e um (Servlet) e lógico um Server como por ex: Tomcat/jBoss…

[quote=fabio.cbrandao]Concordo com o Javabuntu em alguns aspectos.

A técnica de Scriptlets realmente foi banida do mercado porém nas faculdades ainda é oq ensinam como JavaWeb.

Discordo que o JDBC e o JPA sejam recursos do JavaWeb sendo que eles podem ser utilizados no Java SE e também para utilizar o JavaWeb vc não é obrigado a persistir no Banco.

Para uma simples aplicação JavaWeb é necessário uma (JSP) e um (Servlet) e lógico um Server como por ex: Tomcat/jBoss…[/quote]
Apenas citei recursos que possam ser usufruídos na plataforma e não exclusividade do recurso, JPA e JDBC são recursos disponíveis para o JEEE, mas não que sejam exclusivos.

Compreenda que JavaEE não é necessariamente java web, eu posso ter uma aplicação JEE que utiliza componentes e o serve para outro cliente que pode ser até outra linguagem e não necessariamente web.

foi banida onde???

na minha opinião… a maioria dos professores de faculdade só entendem de C… rs

[quote=André Fonseca][quote=fabio.cbrandao]

A técnica de Scriptlets realmente foi banida do mercado porém nas faculdades ainda é oq ensinam como JavaWeb.

[/quote]

foi banida onde??? [/quote]

Creio que no mínimo, num iniciante competente em java isso deveria já estar banido, mas infelizmente isso ainda está e estará presente no código de iniciantes mal orientados e programadores preguiçosos ou ruins mesmo.

É ilário e trágico, mas uns 3 anos atrás trabalhei ao lado de uma equipe que um cara estava fazendo um “validador” que verificava nos jsp’s se existia código java pra evitar o scriptlet. (Se você não entendeu o lado trágico é mais preocupante ainda).

[]'s Hewerton Crisóstomo

[quote]
Quando você programa com scriptlets você mistura duas camadas distintas no mesmo documento, a manutenção vira o infortúnio e sua aplicação fica trash.[/quote]

Legal! Isso já é o suficiente para eu não querer fazer HTML + JSE.
Mais se possível mandem um link com um tuto BOM sobre JSP, pois em JSE eu vi que existem diversos livros e apostilas com contradições GROTESCAS que quem não conhece ACABA FAZENDO BESTEIRA.

Ficou claro que JSP é o que preciso para começar uma boa aplicação JEE inclusive na ótica OO. Legal!
Sobre o MVC eu realmente preciso estudar sobre isso, se houver possibilidade de mandar um link BOM juntamente ficarei grato galera!

AH! Já instalei o TomCat.
Agora é pegar essa receita e ir pra cima!

TA AÍ UM ÓTIMO TÓPICO (COMEÇO) PARA QUEM NÃO CONHECE JEE!

Um abraço.

[quote=neeryck][quote]
Quando você programa com scriptlets você mistura duas camadas distintas no mesmo documento, a manutenção vira o infortúnio e sua aplicação fica trash.[/quote]

Legal! Isso já é o suficiente para eu não querer fazer HTML + JSE.
Mais se possível mandem um link com um tuto BOM sobre JSP, pois em JSE eu vi que existem diversos livros e apostilas com contradições GROTESCAS que quem não conhece ACABA FAZENDO BESTEIRA.

Ficou claro que JSP é o que preciso para começar uma boa aplicação JEE inclusive na ótica OO. Legal!
Sobre o MVC eu realmente preciso estudar sobre isso, se houver possibilidade de mandar um link BOM juntamente ficarei grato galera!

AH! Já instalei o TomCat.
Agora é pegar essa receita e ir pra cima!

TA AÍ UM ÓTIMO TÓPICO (COMEÇO) PARA QUEM NÃO CONHECE JEE!

Um abraço.[/quote]

Um livro bacana pra quem está iniciado é o Use a Cabeça! Servlets & JSP. Mas você acha usado pra vender e bem mais barato.
Este livro tem a última versão(2.5) somente em inglês, essa versão do link é a penúltima. Se tiver dificuldade com o livro em inglês, a penúltima versão serve pra aprender muita coisa, mas aí depois tem que atualizar algumas coisas que mudaram.

No site da Caelum tem uma excelente apostila que aborda o MVC e também alguns frameworks, acho que vai ser muito útil pra você.

[]'s Hewerton Crisóstomo

[quote=André Fonseca][quote=fabio.cbrandao]

A técnica de Scriptlets realmente foi banida do mercado porém nas faculdades ainda é oq ensinam como JavaWeb.

[/quote]

foi banida onde??? [/quote]

Pelo menos nos últimos 2 anos em vários projetos que passei não utiliza mais!!!

mais eu quando era iniciante tbm utilizava, chamava a camada DAO do projeto direto do JSP hoje quando olho alguns trabalhos de faculdade q fiz tenho até vergonha…

caso vc ainda é o tipo dos q chamam o DAO na JSP boa sorte!!!

JavaBunto Muito útil cara!

Olha só o que encontrei no GUJ a respeito de MVC:

http://www.guj.com.br/posts/list/54383.java

Devo considerar o que o Bruno aconselhou para um iniciante em JEE?
Não foi considerado o que o programador possa entender por “intuitivo” rs, afinal, temos diversos programadores.class rs

Um abraço!

Rsrsrs**
Adorei.

Na minha opinião, JEE tem av com a idéia dos componentes. É onde entra a escalabilidade, ortogonalidade blá blá blá…
A arquitetura do JEE padrão bonitinha, claro, tem mtos componentes… mtas camadas…
Algumas não são em alguns projetos, e nem por isso deixa de ser JEE.
Como todo mundo disse ai… HTML + JSE pde ser chamado JEE… Mas, se vc tiver um projeto em proporções EE… vai pecar na escalabilidade, capacidade de manutenção e mtos outros detalhes…

Mas, como todo mundo já disse, há outros padrões bem mais legais e mais divertidos de se trabalhar hoje em dia…
=]

Qdo eu comecei nem mesmo DAOs tinha…
Kkkkk, tem uma página de um site aqui que cria um ResultSet e faz um while(next()) dentro do jsp…
kkkkkkkkkkkkkkkkk

Hoje em dia acho que estou é complicando d+.
JSF > ViewHelper > BO > DAO > [Hibernate/Model]
Acho q não precisava de tanto tbm…

Rsrsrs**
Adorei.

Na minha opinião, JEE tem av com a idéia dos componentes. É onde entra a escalabilidade, ortogonalidade blá blá blá…
A arquitetura do JEE padrão bonitinha, claro, tem mtos componentes… mtas camadas…
Algumas não são em alguns projetos, e nem por isso deixa de ser JEE.
Como todo mundo disse ai… HTML + JSE pde ser chamado JEE… Mas, se vc tiver um projeto em proporções EE… vai pecar na escalabilidade, capacidade de manutenção e mtos outros detalhes…

Mas, como todo mundo já disse, há outros padrões bem mais legais e mais divertidos de se trabalhar hoje em dia…
=]

Qdo eu comecei nem mesmo DAOs tinha…
Kkkkk, tem uma página de um site aqui que cria um ResultSet e faz um while(next()) dentro do jsp…
kkkkkkkkkkkkkkkkk

Hoje em dia acho que estou é complicando d+.
JSF > ViewHelper > BO > DAO > [Hibernate/Model]
Acho q não precisava de tanto tbm…[/quote]

ResultSet dentro da JSP é show de bola hein, alta produtividade, não cheguei a ver código assim ainda, mais imagino q deve realmente existir.

Meus professores antes de me ensinarem JavaWeb ensinaram o DAO no Java SE mesmo. Até eu ver uma gota de JavaWeb já estava cansado d ver o Java SE.

Eu acho q quem tem idéia de iniciar o JavaWeb deve ter feito pelo menos um sisteminha CRUD no Java SE após isso já está apto a começar com o JavaWeb.

Cara… Alta produtividade sim. E, infelizmente sem piada. É uma solução rápida que gerou resposta rápida para o cliente.

O que fere ai quanto à arquitetura é em todos os outros requisitos que dizem se uma arquitetura é boa ou não…
rsrs** Salvo a condição de considerar manutenção de código em uma equipe muito grande em que não há padrão algum… produtividade não entra na listinha…
Enfim…
É coisa doutro mundo.
é algo que sempre deveria começar com :
“Atenção crianças, não façam isso em casa”
É algo que só faria com uma arma na cabeça…
kkkkk

Eu não aprendi Java no curso técnico.
Era tudo M$ lá.
Mas,
Um dia eu ainda aprendo Java…
:D,

[quote=fabio.cbrandao][quote=André Fonseca][quote=fabio.cbrandao]

A técnica de Scriptlets realmente foi banida do mercado porém nas faculdades ainda é oq ensinam como JavaWeb.

[/quote]

foi banida onde??? [/quote]

Pelo menos nos últimos 2 anos em vários projetos que passei não utiliza mais!!!

mais eu quando era iniciante tbm utilizava, chamava a camada DAO do projeto direto do JSP hoje quando olho alguns trabalhos de faculdade q fiz tenho até vergonha…

caso vc ainda é o tipo dos q chamam o DAO na JSP boa sorte!!![/quote]

Pois é, acho que vivemos em mundos diferentes então, o pessoal aqui vive falando de boas práticas, faça isso, faça aquilo, acho que ninguem nunca trabalhou em um lugar onde já existia um legado gigantesco para dar manutenção e muitas vezes além de ser impossivel fazer o refactoring essa decisão nem é sua ou o cliente nem está interessado nela…

Ou talvez eu seja apenas azarado mesmo, o Rubinho não vem se dando mal a 17 anos??

ponto pro “André Fonseca”…
rsrs**

Se vc vier trabalhar aqui vc vai ver códigos assim tbm.
Códigos de 5 anos ou mais…
Cujo custo pra enquadrar em PATTERNS seria o mesmo de produzir tudo novamente…

Tem projetos carregados em excesso de padrões…
E projetos com padrões antigos… e outros sem padrão algum.

Pra todos os gostos…
:slight_smile:

Então vou acreditar na minha sorte de principiante, pelo pouco tempo q trabalho com java ainda não passei por projetos com scriptlets, apenas meus projetos academicos eram assim mesmo…

tive q ralar peito com Patterns mal estruturados e frameworks mal utilizados…

Concordo com vcs no sentido de Patterns não ser a solução de todos os problemas, afinal já peguei projetos com muitos patterns e muitos frameworks isso acabava tornando os patterns o problema e não a solução…

Vlw! Então… como o rapaz ae comentou sobre um programa CRUD JSE. Podemos fazer uma analogia com JavaWeb? A unica diferença são as páginas dinâmicas nesse caso? Afinal, JSE tb tem suas “boas práticas” e “padrões”.

É isso?!

Legal! Já estou lendo um livro a respeito de JSP e Servlet e já clareou MUITO!

Agora…

Tb não sei, mais presumo que fosse melhor colocar isso em um Servlet é isso???
To começando JEE agora :oops:

VLW!