JDeveloper, alguém usa?

Alguém que usa o JDev pode me dizer como está sendo sua experiência com ele? Quais as vantagens, se comparado ao Eclipse?

Um abraço a todos!

Experiência? A pior possível. O código gerado por JDeveloper é péssimo, a integração com o CVS é uma piada de mau gosto (a integração com SVN nem se fala), o suporte a refactoring é extremamente amador e os editores WYSIWYG não consegue renderizar a GUI que você está desenvolvendo caso você altere o código que ele gerar. Além disso é muito pesada.

O JDeveloper 9i simplesmente não funciona. Dizem quem o 10g é bom.

Baixei o JDev 10g (versão 10.01.3) do site da Oracle para testar e pude comprovar pessoalmente que, pelo menos para mim, não serve. Já de cara vi que o code completion dele é fraquissimo, sem falar que ele é muito pesado, se comparado ao Eclipse. A integração com Tomcat e MySQL é ruim. Até o Netbeans (opa, sem desmerecer ninguém) tem uma integração melhor.

É, se continuar assim, o Eclipse vai continuar reinando por uma longa data, graças a Deus!

Trabalhei com a versão 9.0.3 por algum tempo(menos de 6 meses), posso te afirmar que nesta versão o JDeveloper é muito, muito, muito ruim mesmo, além de ser pesado. Como um colega mencionou, o suporte a refactoring era muitíssimo fraco…a versão 10.X já apresenta melhorias significativas em relação a 9.0.3, porém com esta não tive muito tempo para trabalhar pois estava mudando de emprego, dessa forma não tenho muita coisa p/ falar e eu só usava pq o application server era Oracle(ARGH!!). Hoje uso RAD, felizmente.

Não, não é. :stuck_out_tongue:

Eu já tive a oportunidade de usar ambos, sendo que usei o jdeveloper na sua versão 9, antes de eles disponibilizarem gratuitamente, e minhas conclusões foram:

Refactoring: Eclipse 1 x 0 JDeveloper
Wizards: Eclipse 0 x 1 JDeveloper
Integração com ADF (e outros produtos da oracle): Eclipse 0 x 1 JDeveloper
CVS: Eclipse 1 x 0 JDeveloper
Extensibilidade: Eclipse 1 x 0 JDeveloper

enfim, eu ainda escolheria atualmente o Eclipse, a não ser que tenha que utilizar o ADF da oracle, mas mesmo assim analisaria se seria mais produtivo com o eclipse.

Agora se puder dar uma olhada no www.jetbrains.com/idea/ , não precisa comparar :wink:

Dúvida: será que não tem algum plugin do Eclipse por aí que é superior ao JDeveloper nestes aspectos?

Ele até que pode ser útil se teu ambiente for todo da Oracle, como é meu caso. Em relação a ser pesado, eu tô usando o 10G e está rodando igual o Eclipse, certas vezes até mais rápido.
Mas o editor é realmente bem meia-boca, o debug é até tragável, e se precisar usar algum containe ou AS que não sejam os da Oracle cê vai ter uma boa dor de cabeça.
Eu particularmente prefiro o Eclipse, mesmo tendo o ambiente todo Oracle.

Ps: O que eu gosto mesmo dele é o ‘search’ nos arquivos…hehe

JDeveloper e CVS não conversam direito. Um fala Chinês e o outro Grego.

Usar UIX, BC4J (e, creio ADF) sem JDeveloper é loucura. Aliás, para tudo! Usar UIX e BC4J já é loucura por si só!

JDeveloper é um grande lixo,pouco importa a versão!Quando tenho que usar só me da dor de cabeça!

Vc percebeu a data dos posts?

o 11g é o menos pior.
Pra quem não tem escolha e fica perdido para achar algumas funcionalidades no começo, sugiro esse links.

http://blogs.oracle.com/shay/2006/09/12/

Vc percebeu a data dos posts?[/quote]

Apesar do Post ser velho, chega a ser engraçado como é um dos únicos tópicos que se mantém totalmente atual… Rsrsrsrsrsrssrsrrsrsrsrs

Agora a ferramenta da Oracle é o NetBeans… será que está fadado a ser um JDeveloper da vida… ??? Heuheueeheu

Abs []

Já se cogitava nos forums da JDeveloper que a Oracle poderia refazer a ferramenta do zero. Com o Netbeans, seria uma boa economia de tempo e dinheiro.

Mas já usei o jDeveloper 10 e não tive esses problemas que o pessoal fala, apesar de preferir o Netbeans.

eu uso. se voce irá trabalhar com ferramenta oracle tipo soa suite voce é OBRIGADO a usar ele. não invente de tentar adaptar ou acochambrar o bpel que isso nao funciona. o jdev é amarrado a tudo que é oracle.

Vc percebeu a data dos posts?[/quote]

Sim ele continua um lixo!Não tem jeito.

Já usei o JDeveloper… cruiz credo… o computador parece que tem uma pedra dentro…muita trankera…
Usei o eclipse …achei bom…mas atualmente estou usando o netbeans…e não tenho do que reclamar

Muito bugado mesmo, tinha uma conversa dentro da Oracle de portarem os plugins de SOA para o Netbeans, agradeceria se o fizessem !!