Jaybird - erro ao inicializar

Prezados, conseguem me ajudar?

Estou tentando inicializar um projeto desenvolvido por um programador aqui da empresa que já não faz mais parte da equipe a muito tempo.
Esse projeto funcionava no notebook dele, porém ao exportar lá e importar aqui no meu notebook não funciona mais.

Vale ressaltar que as bibliotecas como mostram a printscreen abaixo estão no projeto porém ele não inicia.

Instalei o firebird na mesma versão que ele usava e mesmo assim não inicia. Estou com posse do arquivo .FDB com os dados porém, gostaria de saber o que estar acontecendo para não iniciar…

Consegue me dar uma luz?

Att.

Copie toda essa stacktrace e posta aqui pra gente ver.

Opa, com certeza.

Exception in thread "AWT-EventQueue-0" java.lang.RuntimeException: Failed to initialize Jaybird native library. This is most likely due to a failure to load the firebird client library.
	at org.firebirdsql.gds.impl.jni.JniGDSImpl.attemptToLoadAClientLibraryFromList(JniGDSImpl.java:106)
	at org.firebirdsql.gds.impl.jni.EmbeddedGDSImpl.<init>(EmbeddedGDSImpl.java:31)
	at org.firebirdsql.gds.impl.jni.EmbeddedGDSImpl.<init>(EmbeddedGDSImpl.java:21)
	at org.firebirdsql.gds.impl.jni.EmbeddedGDSFactoryPlugin.getGDS(EmbeddedGDSFactoryPlugin.java:40)
	at org.firebirdsql.gds.impl.GDSFactory.getGDSForType(GDSFactory.java:275)
	at org.firebirdsql.jca.FBManagedConnectionFactory.getGDS(FBManagedConnectionFactory.java:123)
	at org.firebirdsql.jdbc.AbstractDriver.connect(AbstractDriver.java:130)
	at java.sql.DriverManager.getConnection(DriverManager.java:571)
	at java.sql.DriverManager.getConnection(DriverManager.java:215)
	at Conexao.Conexao.getConnection(Conexao.java:29)
	at Entidades.Protecao.getProtecao(Protecao.java:81)
	at View.JFPrincipal.<init>(JFPrincipal.java:83)
	at View.JFPrincipal$10.run(JFPrincipal.java:596)
	at java.awt.event.InvocationEvent.dispatch(InvocationEvent.java:312)
	at java.awt.EventQueue.dispatchEventImpl(EventQueue.java:745)
	at java.awt.EventQueue.access$300(EventQueue.java:103)
	at java.awt.EventQueue$3.run(EventQueue.java:706)
	at java.awt.EventQueue$3.run(EventQueue.java:704)
	at java.security.AccessController.doPrivileged(Native Method)
	at java.security.ProtectionDomain$1.doIntersectionPrivilege(ProtectionDomain.java:76)
	at java.awt.EventQueue.dispatchEvent(EventQueue.java:715)
	at java.awt.EventDispatchThread.pumpOneEventForFilters(EventDispatchThread.java:242)
	at java.awt.EventDispatchThread.pumpEventsForFilter(EventDispatchThread.java:161)
	at java.awt.EventDispatchThread.pumpEventsForHierarchy(EventDispatchThread.java:150)
	at java.awt.EventDispatchThread.pumpEvents(EventDispatchThread.java:146)
	at java.awt.EventDispatchThread.pumpEvents(EventDispatchThread.java:138)
	at java.awt.EventDispatchThread.run(EventDispatchThread.java:91)
CONSTRUÇÃO PARADA (tempo total: 10 minutos 30 segundos)

Pelo código fonte, ele tenta carregar uma dessas libs do sistema:

“fbembed.dll”,
“libfbembed.so”

Provavelmente elas precisam está disponíveis no projeto para que sejam encontradas.

Vi o código aqui:

https://jar-download.com/artifacts/org.firebirdsql.jdbc/jaybird-jdk16/2.2.10/source-code/org/firebirdsql/gds/impl/jni/EmbeddedGDSImpl.java

https://jar-download.com/artifacts/org.firebirdsql.jdbc/jaybird-jdk17/2.2.0/source-code/org/firebirdsql/gds/impl/jni/JniGDSImpl.java

Me perdoe minha ignorância talvez, mas como eu faço para ver se estão disponíveis no projeto?

Alguém consegue me ajuda?

Nunca usei esse JayBird, mas talvez que vc tenha que configurar semelhante à esse projeto que achei no github: https://github.com/mrotteveel/jaybird-embedded-example

Nele, as libs do firebird estão dentro do projeto e são carregas manualmente.

Tentei de tudo até esse momento, talvez seja algo que eu não consiga enxergar.

Tem mais alguma sugestão?