Javax ou JSwing

Galera qual a diferença entre esses dois caras ? Sei uma base de swing mas nunca mexi nesse javaFX vi dizer que é mais animado deixa as tela mais bonita…

Alguem poderia explica quando usar um ou outro ?

JavaFX basicamente podemos dizer que é a evolução do Swing,Primeiramente tivemos o AWT, depois o Swing (que ainda usava algumas coisas do AWT) e o JavaFX(que não usa mais nada do Swing ou AWT e roda em cima do Prisma, não em cima do Java2d como os anteriores fazem).
Quanto ao usar um ou outro: ai depende só de vc, se vc quer inovação, e custimização e efeitos e tudo mais JavaFX, Swing não evoluiu como muitos queriam, então acabou ficando para tras nesse requisito, com JavaFX vc pode fazer muitas coisas q nao é possivel no swing como animações 3D, efeitos de sombra e tudo mais, e tudo customizado via CSS, e o layout(Tela) vc já não precisa de muito código, já q os layout na maioria são feitos em fxml. Ou seja na minha opinião eu escolho javaFX para criar aplicações, pois achei mais “fácil” e tenho a possibilidade de customizar da minha maneira, e sem muitas dificuldades. e além do mais o padrão é o MVC(recomendado). com javaFX com pouco codigo vc pode permitir seu programa mostrar uma pagina web e tudo mais. Veja aqui: JavaFX
Obs: ainda com JavaFx ele faz empacotamento, e vc pode gerar por exemplo um exe q instala o programa e além do mais instala o java na maquina do cliente, sem precisar do cliente, baixar java, cria icone no desktop em referencia ao seu jar, tudo já pode chegar pronto para ao usuário!

2 curtidas

Blz gean. Mas ele e voltado pra web ou descktop ?

1 curtida

para ambas amigo! mas na minha opinião javaFx tem melhor aplicação em Desktop

:relaxed:Show Jean, ótima explicação!! Por favor, Vejam se vocês podem me orientar em qual framework devo me aprofundar para resolver meu problema: Como posso criar uma linha que possa ser redimensionada pelo usuário e ainda ao se conectar com um retângulo, por exemplo, ao arrastar o retângulo também arraste a linha conectada? Como se fosse símbolos de um fluxograma em que ao arrastar um símbolo a linha viria junto? Minha dúvida não está em dragndrop e sim na construção desse tipo de linha e sua conexão com outras figuras. O que preciso criar é uma aplicação parecida com um editor de fluxograma, onde o usuário irá montando um diagrama conectado por linhas ou setas. Desde já agradeço a todos.

1 curtida

Obrigado Renato, nesse caso ai não sei como posso te ajudar já q não fiz algo parecido até então, recomendo criar um tópico perguntando essa pergunta :slight_smile: