[quote]O JavaFX SDK 1.1 acaba de ser liberado e esta versão traz as aplicações JavaFX para os dispositivos móveis. E agora suporta oficialmente JavaFX mobile e inclui um emulador Mobile.
O JavaFX foi construído em cima da plataforma Java Micro Edition (ME) na qual existem em mais de 2.6 bilhões de dispositivos móveis. E você poderá aproveitar seu conhecimento em JavaFX ou em Java ME para criar suas aplicações móveis.
Use o Netbeans IDE como ambiente de desenvolvimento JavaFX para tornar-lo aida mais fácil. [/quote]
Sem querer ser tendencioso, mas vocês não acham que javafx tem grande vantagem sobre os concorrentes devido às várias bibliotecas e projetos open source da plataforma java? Por exemplo, é totalmente possivel implementar um terminal para acesso remoto a sistemas unix/linux (como o putty) em um applet javafx, e isso somente com java puro.
Olha, acho que o JavaFX ainda é muito novo para se saber se vai ter sucesso ou não. O java 1.0, por exemplo, foi pouco usado, só depois do java 1.1 que o java começou a ser adotado de verdade e só lá pelo java 1.3 é que começou a dominar o mercado.
Quem sabe o mesmo não possa acontecer com o JavaFX?
Eu andei brincando com ele por uns dias. Achei bastante interessante. Desde a facilidade em utilizar implementacoes ja existentes em Java, até a integracao com o Adobe Photoshop e Illustrator que sao muito simples e permitem um designer fazer particamente o que quiser, que depois a gente manipular os “layers” via codigo num boa.
Nao me aprofundei muito na arquitetura do JavaFX, nesse ponto nao posso falar. Mas com os poucos testes que fiz fiquei animado.
Alem da falta de ferramenta (isso deve ser resolvido em breve) como ja citou o colega, a incognita ainda eh sobre performance. Nesse ponto parece que nao tem ido la muito bem nao.
Eu acho que o JavaFx ainda vai dá muito no que falar…
Para mim, o grande calo dele hoje são as assinaturas de applets e o demora para iniciar a aplicação. Na questão do desempenho, a sun esta trabalhando cada vez mais para resolver isso. Já a assinatura não sei o que vão fazer…
[quote=adourado]Eu acho que o JavaFx ainda vai dá muito no que falar…
Para mim, o grande calo dele hoje são as assinaturas de applets e o demora para iniciar a aplicação. Na questão do desempenho, a sun esta trabalhando cada vez mais para resolver isso. Já a assinatura não sei o que vão fazer…
Mas como foi dito aqui… ainda esta muito cedo!! [/quote]
Assinaturas sao um requisito de seguranca para aplicacoes desktop disponiblizadas na web fazerem uso dos recursos do computador cliente, ate onde sei seu uso é exigido sobre demanda. Qual seria o problema das assinaturas?
[quote=cmoscoso][quote=adourado]Eu acho que o JavaFx ainda vai dá muito no que falar…
Mas como foi dito aqui… ainda esta muito cedo!! [/quote]
Assinaturas sao um requisito de segurança para aplicacoes desktop disponiblizadas na web fazerem uso dos recursos do computador cliente, ate onde sei seu uso é exigido sobre demanda. Qual seria o problema das assinaturas?[/quote]
Eu conheço o funcionamento das assinaturas e para mim, para concorrer com o flash, flex etc ele teria q ter uma forma melhor para aceitar as assinaturas… tipo a do flash quando vai acessar uma webcam. Outra coisa é tentar restringir o uso das assinaturas… vejo muitas aplicações simples precisando assinar.
O Silverlight está disponível para windows e OSX. Existe o moonlight que é uma implementação do SL 1.0 para linux e já na sua primeira versão já suporta 64 bits.
Sério, você sabe de algum bug específico do SL para mac? Eu uso ele sem problemas a meses. Funciona tão bem quanto o flash.
[quote=marcosalex]
Por tudo isso, não considero as plataformas suportadas pelo Moonlight como soma das do Silverlight. Seria o mesmo que contabilizar uma plataforma que só rode Java 1.2 hoje em dia.[/quote]
Você não sabe fazer contas então. Java 1.2 tem quase 10 anos que foi lançado. Levando em conta que o SL 2.0 foi lançado em outubro, o Moonlight não está ainda nem 6 meses atras. Uma pequena ENORME diferença.