Tenho experiência em Swing de 8 anos, mas a algum tempo andei lendo que com o Java 9 o Swing será totalmente abandonado pela Oracle. Agora surgiu a necessidade de eu desenvolver um sistema Desktop para um cliente e me veio algumas dúvidas.
Minhas dúvida são as seguintes:
A JVM deixará de rodar os programas desenvolvidos em Swing/AWT ?
A JDK irá possuir apenas o Toolkit para desenvolvimento JavaFX ?
O JavaFX realmente é ideal para desenvolvimento Desktop visto que o grande feeling dele eh RIA ?
Iniciei o estudo de JavaFX recentemente e realmente é muito bom. Uma complicação para o aprendizado ainda é a falta de exemplo na net. Inicialmente é difícil de criar as telas por arquivos FXML, mas é muito tranquilo.
te indico esse tutorial, não aborda tudo, mas é excelente
Trabalho a algum tempo com sistemas ERP desktop sempre com Java e não vejo desvantagens. Sobre o JavaFX é uma tecnologia excelente eu já usei em alguns projetos recentes e nos novos sempre vou usá-lo.
Sempre detonando o Java para Desktop …kkk !
Já devo ter visto uns 1000 posts do @javaflex aqui no GUJ falando sobre o quanto Java não é recomendado para Desktop e o quanto desenvolver em RIA não é o ideal.
Se bem me lembro ateh participei de algumas discussões.
Eu desenvolvo em Java para Desktop pois tenho mais familiaridade e penso em portabilidade, poderia fazer em C++ ou até mesmo em Lazarus mas meu negócio eh Java. E nunca tive problemas em desenvolver em Java para Desktop.
Por consequência os dois. Os motivos estão no histórico, é um assunto extenso e fora do tópico. Pode até mesmo pesquisar sobre as desvantagens graves dele. Lembrando que não é só eu que critico. O fato é que hoje está caindo a adoção, isso já explica muita coisa.
O que predomina para sistemas de informações hoje são aplicações web. Aplicações desktop é mais para ferramentas, softwares de edição e quando a necessidade do módulo do sistema é acessar recursos nativos que não sejam possíveis via navegador. Com Swing ou JavaFx, acessar recurso nativo é mais complicado do que C# ou C++ por exemplo, o que acaba sendo mesmo uma das piores escolhas para desktop, não que deixe de ser uma opção.