Olá, pessoa gostaria de levantar esse debate aqui! Já podemos afirmar que JavaFx é o futuro? visto que foi anunciado que a partir do Java 9 o suporte ao Swing será descontinuado. Agora o Fx é a biblioteca gráfica padrão do Java. Portando fica a dúvida para que vai iniciar novos projetos desktop…usar ou não o Swing. Abraço.
Não entendo essa dúvida. Considerando que:
- Swing será descontinuado e não virá mais por padrão;
- JavaFX está aí e é a opção oficial ao Swing.
Eu me pergunto que dúvidas resta de que o JavaFX é o futuro.
Usar Swing ou JavaFX é uma questão mais de necessidade do que de estar atualizado, ou seja, você usa o que é adequado, não necessariamente o que você quer. Se o projeto precisa de JavaFX, bater o pé e dizer que só usa Swing é bobagem.
Hoje eu uso Swing por hábito, pois meus projetos desktop em Java são pequenos e sem grandes ambições (não são aplicações comerciais). Se fosse realmente investir em desktop Java (que é uma pequena parte do Java como um todo, frente ao mundo amplo que é Java Web), aprenderia JavaFX.
Abraço.
Compreendo amigo. Obrigado por responder. Mas, uma duvida me surgiu. Se eu iniciar um projeto em Swing e derrepente surgir a necessidade de utilizar recursos do Fx eu posso embutir Fx dentro da minha aplicação em Swing?
Achei este link: Integrating JavaFX into Swing Applications
Não li, mas parece dar pelo menos uma idéia de que é possivel sim.
Mas com base no que @TerraSkilll disse, por que vc ainda começaria um projeto com Swing?
Já rolaram discussões sobre o assunto, se pesquisar no GUJ vai encontrar por exemplo: JavaFX realidade ou apenas especulação ?
Swing nunca foi uma solução de qualidade, agora que finalmente foi descontinuado pelo menos não vão me bater mais por falar mal.
E JavaFx é o “futuro”, um futuro que nunca chega, só quem se limita ao Java defende.
Está mais fácil você dizer o que quer fazer e nós sugerirmos opções. Se você só sabe sabe Java (e precisa começar agora, sem tempo pra aprender outra coisa), as opções são JavaFX e Swing, talvez SWT (não que seja melhor).
Como disse, eu uso Swing por hábito e para coisas pequenas em desktop. É o que posso recomendar dele. Para coisas mais complexas, Lazarus (Pascal/Delphi). De resto, depende do que você sabe. Qt é fantástico mas nunca produzi nada muito notável, e C# nunca investi muito.
Abraço.