Javafx 2.1 lançado

download: http://www.oracle.com/technetwork/java/javafx/downloads/index.html
release notes: http://docs.oracle.com/javafx/2/release_notes_2-1/jfxpub-release_notes_2-1.htm
requirements: http://docs.oracle.com/javafx/2/system_requirements_2-1/jfxpub-system_requirements_2-1.htm
configurations: http://www.oracle.com/technetwork/java/javafx/downloads/supportedconfigurations-1506746.html
install guide: http://docs.oracle.com/javafx/2/installation_2-1/jfxpub-installation_2-1.htm

Eu havia postado essa notícia a um bom tempo atras. Mas não sei porque motivo alguns moderadores aqui do guj não a liberaram.

Olha que legal o roteiro do javafx

http://www.oracle.com/technetwork/java/javafx/overview/roadmap-1446331.html

Vejam lá embaixo

Suporte Sensor
JavaFX vai incorporar suporte para dispositivos de sensores, incluindo acelerômetros, giroscópios e geo-localização.

Olha !!!, assim que a oracle implementar isso ai no javafx, terei prazer em dar parabens.

D+, show !!!

[quote=j-menezes]Olha que legal o roteiro do javafx

http://www.oracle.com/technetwork/java/javafx/overview/roadmap-1446331.html

Vejam lá embaixo

Suporte Sensor
JavaFX vai incorporar suporte para dispositivos de sensores, incluindo acelerômetros, giroscópios e geo-localização.

Olha !!!, assim que a oracle implementar isso ai no javafx, terei prazer em dar parabens.

D+, show !!![/quote]

Eles estão fazendo isso para competir com o android e ainda abraçar o mercado de embarcados com força total. É uma bela investida. Eu já uso o javafx como alternativa ao swing para desktop há algum tempo e posso dizer que é bem melhor que o outro.

Eu tenho apenas testado e estudado o javafx no linux, e em comparação com o windows, ele está um pouco mais lento e com bugs.

Assim que corrigir os erros pretendo começar firme no javafx dentro do linux.

Nem sei se devo dizer isso, mas nunca gostei da “oracle $”, no entanto em relação ao java, penso que a Sun estava perdendo
o foco com aquele javafx script e tambem com a chegada de todas as linguagens modernas dentro da jvm como groovy, jruby entre outras.

A oracle com isso fortalece a plataforma java assim como a linguagem, tudo bem que existe groovyFX, scalaFX, mas saber que a API é
java isso dá um alívio pra quem já programa em java.

Engraçado, diziam que javaFx script começou muito tarde e que Adobe Flash / Flex e Microsoft Silverlight estavam a frente, no entanto
esses 2 últimos já morreram e se renderam ao html5, e com o novo javaFX 2, tá mais vivo que nunca e será fatalmente uma alternativa forte ao html5.

[quote=j-menezes]Eu tenho apenas testado e estudado o javafx no linux, e em comparação com o windows, ele está um pouco mais lento e com bugs.

Assim que corrigir os erros pretendo começar firme no javafx dentro do linux.

Nem sei se devo dizer isso, mas nunca gostei da “oracle $”, no entanto em relação ao java, penso que a Sun estava perdendo
o foco com aquele javafx script e tambem com a chegada de todas as linguagens modernas dentro da jvm como groovy, jruby entre outras.

A oracle com isso fortalece a plataforma java assim como a linguagem, tudo bem que existe groovyFX, scalaFX, mas saber que a API é
java isso dá um alívio pra quem já programa em java.

Engraçado, diziam que javaFx script começou muito tarde e que Adobe Flash / Flex e Microsoft Silverlight estavam a frente, no entanto
esses 2 últimos já morreram e se renderam ao html5, e com o novo javaFX 2, tá mais vivo que nunca e será fatalmente uma alternativa forte ao html5.[/quote]

A questão do “script” não era o problema, até porque o qt quick possui uma linguagem bem semelhante ao javascript, e é muito boa de se trabalhar. A oracle dispôs o jfx como api java porque a platafoma carecia de um toolkit gráfico decente. O swing deixa muito a desejar como ferramenta para aplicações ricas. Por isso se deu essa fusão. Ficou muito bom por sinal. Isso funcionando no linux vai fazer a plataforma crescer, porque se a oracle der bobeira, ela vai perder pro android(que já roda em plataformas intel).

Gostando da empresa ou não, a Oracle pôs muito dinheiro no Java. A equipe que vinha encolhendo agora foi recomposta e os projetos todos aceleraram. O Java não sofria mudanças desde o Java 5. E o JCP foi melhorado pra funcionar de verdade. Nem todo mundo sabe, mas o JavaFX original a Sun criou sem passar pelo JCP e possuía componentes proprietarios.

A Oracle que criticava essa brecha quando era somente membro, modificou o grupo para que a detentora da marca (ela própria) não tenha esse poder. Todas as decisões sobre a plataforma precisa agora obrigatoriamente passar pelo JCP e só são aceitas discussões dentro das listas públicas do grupo.

[quote=marcosalex]Gostando da empresa ou não, a Oracle pôs muito dinheiro no Java. A equipe que vinha encolhendo agora foi recomposta e os projetos todos aceleraram. O Java não sofria mudanças desde o Java 5. E o JCP foi melhorado pra funcionar de verdade. Nem todo mundo sabe, mas o JavaFX original a Sun criou sem passar pelo JCP e possuía componentes proprietarios.

A Oracle que criticava essa brecha quando era somente membro, modificou o grupo para que a detentora da marca (ela própria) não tenha esse poder. Todas as decisões sobre a plataforma precisa agora obrigatoriamente passar pelo JCP e só são aceitas discussões dentro das listas públicas do grupo. [/quote]

Pois é, a aquisição da sun não foi barata e ela precisava investir mesmo. A idéia do jfx, numa boa é a salvação da plataforma para aplicações desktop de qualidade. Se você pegar uma aplicação rodando o glass e comparar com uma com swing vai notar a diferença de desempenho. Eu espero que isso dê muito certo porque java é uma linguagem prática e produtiva, e vai ser muito bom ter java como linguagem para aplicações de prateleira.

Uma coisa que eu achei interessante nessa versão é a introdução de codecs h264. Isso é uma mão na roda para criar um software de cftv.

Sempre achei o swing poderoso, mas muito enjoado de programar. Coisa que você consegue fazer com facilidade em Delphi ou Visual Studio, no Swing além de codificar mais, o código fica menos legível. RAD então, dá a impressão que o swing não foi projetado pra trabalhar com ferramentas visuais.

Além desses problemas, para ele funcionar precisa ser carregado totalmente na jvm. Um monte de programas java poderiam rodar em máquinas modestas se não fosse pelo swing.
O glass já usa o sistema de mensagens nativo. É muito mais leve.

Aproveitando que estamos conversando sobre aplicações ricas, alguem sabe como anda o JMF, soube que ele tinha sido retomado, mais uma pena o Java não ter uma lib de video mais poderosa.

Retomado quer dizer ter o projeto reativado? Que eu saiba não, até porque a jmf usa vídeo for windows, uma tecnologia que morreu no winxp. Agora tudo corre por traz do direct3d e directshow.

Esse artigo é de 2005 e o pessoal já falava em ressucita-la ( :smiley: )

http://www.eclipsezone.com/eclipse/forums/t18415.html

Agora o javafx suporta h264, quer coisa melhor?

Estou realizando alguns testes com JavaFX, e estou gostando bastante da plataforma. Estou migrando um sistema desenvolvido em Swing para JavaFX para testes e estou gostando muito do desempenho em si. Excelentes componentes, como o Arcodion, Gráficos e muitos mais, tudo nativo sempre precisar de componentes de terceiros. Agora a única que que falta é o suporte a plataforma Java a acesso nativo a API do S.O como o .NET, ai sim o Java vai ficar mais show de bola. Parabéns pelo progresso do da plataforma Java :slight_smile:

Acesso nativo é so utilizar o JNA. https://github.com/twall/jna

A Sun sempre resistiu à facilitar o acesso nativo porque isso quebra totalmente o conceito principal de máquina virtual, que é justamente isolar a aplicação do SO. E sempre criticou a MS por fazê-lo, já que se é pra usar acesso nativo, basta usar uma linguagem nativa direto.

Agora com a Oracle, pode até ser que a coisa mude.

[quote=marcosalex]A Sun sempre resistiu à facilitar o acesso nativo porque isso quebra totalmente o conceito principal de máquina virtual, que é justamente isolar a aplicação do SO. E sempre criticou a MS por fazê-lo, já que se é pra usar acesso nativo, basta usar uma linguagem nativa direto.

Agora com a Oracle, pode até ser que a coisa mude.[/quote]

Não é que você tenha que usar recursos “nativos” do sistema, mas a plataforma precisa te oferecer soluções para determinadas coisas. Por exemplo a microsoft mapeou o directshow, directx e directinput no dotnet. Dessa maneira é possível usar c# para criar jogos, programar periféricos como câmeras ou joysticks.

Java nunca teve isso, e eu achava e acho uma tremenda falha na plataforma. Espero que extendam java para cobrir esses recursos.

[quote=juliocbq]
Não é que você tenha que usar recursos “nativos” do sistema, mas a plataforma precisa te oferecer soluções para determinadas coisas. Por exemplo a microsoft mapeou o directshow, directx e directinput no dotnet. Dessa maneira é possível usar c# para criar jogos, programar periféricos como câmeras ou joysticks.

Java nunca teve isso, e eu achava e acho uma tremenda falha na plataforma. Espero que extendam java para cobrir esses recursos.[/quote]

Entendi. Nesse caso, concordo perfeitamente.

O Java FX está cada vez melhor. Parabéns à Oracle.