Java x Excel

Gente, bom dia!

Alguém sabe me informar como eu faço para usar uma planilha excel como banco de dados para um projeto Java?

Existe alguma possibilidade disso?

Cara,

Usar uma planilha Excel como base de dados é uma coisa meio bizarra, mas se você precisa mesmo fazer isso, dê uma olhada no Apache POI.

Acredito que você deve criar uma fonte de dados no Windows usando o Excel e depois chamar no Java:

http://www.java2s.com/Code/Java/Database-SQL-JDBC/UseJDBCODBCbridgetoreadfromExcel.htm

[]'s

obrigado amigos!

na verdade eu gostaria de colocar todos os dados que eu tenho no excel num banco de dados portátil. como parece ser algo mas trabalhoso ai pensei em usar o excel mesmo…

Vou pesquisar um banco portatil e levezinho aqui!

Grato!

[quote=SandroSoftwares]obrigado amigos!

na verdade eu gostaria de colocar todos os dados que eu tenho no excel num banco de dados portátil. como parece ser algo mas trabalhoso ai pensei em usar o excel mesmo…

Vou pesquisar um banco portatil e levezinho aqui!

Grato!
[/quote]

Se na verdade o que você quer é um banco de dados leve e portátil, sugiro que olhe o HSQLDB.

valeu pango!

vc sabe o que eu devo fazer após baixar esse banco de dados?

como coloca-lo dentro do meu projeto (netbeans), etc?

[quote=Jesuino Master]Acredito que você deve criar uma fonte de dados no Windows usando o Excel e depois chamar no Java:

http://www.java2s.com/Code/Java/Database-SQL-JDBC/UseJDBCODBCbridgetoreadfromExcel.htm

[]'s[/quote]
Olá, blz?
Não entendí a finalidade do código. Estou implementando " criar uma fonte de dados no Windows usando o Excel " mas não entendí como você faria o acesso às celulas com o código citado…

Abraço,
AS.

tbm gostaria de saber…
:-o

conseguiiiiiiiiiiiii! conectar com o excel!

:smiley: :smiley: :smiley: :smiley:

esse post me ajudou muiiiiiiiiiiiito!

muito simples, fiz e deu certo!

Valeu gente!

@André

“Na minha época” eu criei uma coisa dessas de fonte de dados pelo painel de controle e tals. Mas depois de MYSQL e JavaDB nunca mais relei a mão em Excel :stuck_out_tongue:

Nos exemplos é feita a referência direta ao arquivo, muito mais fácil!

Usar excel é bom para quando você chega na empresa e tem que cuidar de monte de excel zoado. Pelo menos para migrar de base…

a execução de UPDATE no java para planilha excel é um processo inseguro…

Estou fazendo:

stm.executeUpdate("update [dados$] set situacaoVistoriado = ‘SIM’ , resultadoVistoria = " + opcao + " where idFormulario= " + numeroFormulario);

O java me retorna um joptionpane informando que a anotação foi realizada com sucesso, porém quando eu fecho o programa e abro a planilha continua da mesma forma (sem a modificação do update)

o que fazer para melhorar isso?

acabei de descobrir o que está acontecendo…

o update está acontecendo sim, porem quando eu fecho o programa java, a planilha não é salva com as alterações.

experimentei o seguinte:

1. Abri a planilha excel,
  2. executei o programa java,
  3. verifiquei na planilha que ja estava aberta se a celula recebeu a atualização!
  4. Constatei que foi atualizada sim!
  5. quando fecho o programa java a planilha provavelmente se fecha sem salvar nada do que fiz…

o que fazer para salvar as alterações dessa planilha em tempo de execução do java?

Consegui resolver!!!
:smiley: :smiley: :smiley: :smiley:

Criei uma macro dentro da planilha excel que faz o autosalvamento a cada 1 segundo!

gente, bom dia!

criei o arquivo .jar em casa e roda tranquilamente! (Coloquei a planilha em D )

aqui no trabalho coloquei a planilha em D e deu esse erro:

java.sql.SQLException: [Microsoft][ODBC Driver Manager] Nome da fonte de dados não encontrado e nenhum driver padrão especificado

alguém sabe o que pode ser? (o nome do arquivo está igualzinho…)

Agora lá em casa uso o excel 2003 e aqui o excel 1998, será que é isso?

procure o derby para banco de dados portatil