Java.util.Date, por que é deprecated?

Sei que java.util.Date tem a maior parte de seus metodos deprecated, porem nao sei o por que dessa decisao. Alguem tem alguma ideia??

Valeu

pq o Calendar tem metodos equivalentes ao Date

Oi,

Sempre existiu problemas de códificação a respeito de manipulação de Date. A classe java.util.Date não consisita tudo que deveria e possuia muitos “bugs” em seu código.

Por isso foi criada novas alterativa para manipulação de data, no qual também deixou a desejar em seu resultado final :wink:

Tchauzin!

Entao lina, quando voce disse que foram criadas novas alternativas voce se refere a Calendar?

Além da calendar, aconselho olhar a JODA-TIME

Essa é a principal, que está na API da JRE. E como disse Jair Rillo Junior existem outras alternativas - no caso, de terceiros (não oficial da JRE).

Caras, valeu mesmo!! ? Estou satisfeito com as respostas!

Abracao

Complementando o que o pessoal disse, na verdade não é bem que a Date é depreciated. Se você for notar, apenas alguns métodos dela que são. Por exemplo, setYear usa o ano -1900, ou seja, 2009 é na verdade 109. Além disso Date usa o calendário gregoriano, o que não torna portável para o hindu, por exemplo. Fora isso o Date é chaaato para fazer calculos e afins.

Foi então que foi criado o Calendar, que é abstrato, sendo que quando você chama o getInstance, ele te retorna o calendário apropriado (seja gregoriano ou hindu). Além disso fazer um calendar.roll é mais fácil que date.setYear(date.getYear() - 30);

Porém… o Calendar é mais pesado que Date. Nos meus pojos do Hibernate, por exemplo, uso o Date. E sempre que preciso fazer calculos uso Calendar, e quando persisto, uso o Date. Basicamente uso conforme essa regra: Date para todos os casos, e calendar quando preciso comparações mais fundas e/ou calculos.

Há uma nova api proposta por um brasileiro, o mister m (http://blog.michaelnascimento.com.br/2007/02/13/jsr-310-aprovada/) que propôe algo melhor ainda que calendar, que convenhamos, é uma gambiarra quase tão porca quanto o date.

Não comento o Joda Time pq não a conheço, apenas lí algo superficial quando estudava sobre o Mentawai e desenvolvi um “pet store” com ele.

Alguns métodos são deprecated porque é “melhor” - não sei até que ponto, utilizar a classe Calendar. Trabalhar com datas em java é realmente um problema.

Falando nisso a que pé está a JSR310? Será que entra no Dolphin? (sem duplo sentido, hehe)