Java Tutorial/Livro

Então, olá, primeiro post por aqui. Comecei a programar a mais ou menos um ano, digo comecei a aprender. Primeiro foi Pascal, então Python e agora achei o Java. Com certeza é a linguagem que achei melhor para se trabalhar (dei uma olhada em C/C++, mas não gostei muito dela), Java eu achei mais atraente. :smiley:

Baixei vários tutoriais e alguns livros pela internet mas nenhum que baixei chega a ser muito bom. Alguns tem uma explicação confusa e outros não mostram praticamente nenhum método de fazer certas coisas (como interagir com o usuário por exemplo).

Então, já tenho o JDK instalado, já “brinquei” um pouquinho com a linguagem e tudo mais. Entretanto apenas “fuçando” não se aprende muito e como não tenho tempo para um curso gostaria de saber se alguém poderia me indicar um bom tutorial/Livro (pode ser inglês) para que eu pudesse estudar e aprender Java. É obvio que não espero ser um programador profissional com isso, mas ter uma boa ideia de toda a linguagem seria bom.

PS: Dei uma lida em alguns artigos que achei por aqui, entretanto eles mostravam uma parte muito básica, boa parte eu já tinha conhecimento.

Obrigado, :wink:

Depende exatamente o que você quer aprender.
Eu gostei muito do livro Use a Cabeça! Java. Quando li ele foi bem útil, e eu indico ele para quem já tem algum conhecimento em java e OO que parece ser o seu caso.

Uma apostila muito boa e bastante divulgada aqui no GUJ é a apostila da Caelum: http://downloads.caelum.com.br/apostila/caelum-java-objetos-fj11.pdf .
O livro citado pelo amigo acima também é muito bom.

livro eu recomendo o que ja foi citado pelo colega o da kathy, e no meu blog, posts mais antigo do vai encontrar materiais e artigos para quem está iniciando, www.camilolopes.com.br porém terá q ter paciencia, pois há posts de 2008, 2009 etc. ai só navegando nas categorias mesmo.

flw.

Interessante. O “Use a Cabeça! Java” eu não gostei muito, tenho o “Use a Cabeça! Programação” que achei bom para aprender toda a parte de programação e de deixa Python.

A da Caellum eu ouvi alguém falar mas não tinha baixado ainda, vou ver como é. O Blog eu também vou dar uma olhada.

Obrigado, pessoal. Ainda aceito dicas se alguém conhecer algo bom para se aprender Java. :wink: