Boa Tarde
Minha duvida pode parecer boba… mas eu fiquei alguns anos sem trabalhar com java swing e agora preciso fazer uma aplicação para controle de estoque e estou “desesperado ja” hehehe
Fiz meu DER usando o workbench e possui apenas relações de 1 para muitos e muitos para 1 nao indentificado.
Gostaria de ajuda para começar a programar isso… como faço? com o que faço? como eu começo?
uso hibernate ou outra forma? e como faço isso.
Se alguem poder me ajudar talves com um exemplo vou fica muito agradecido.
abraços
:?:
Cara…
Existem tantas maneiras…
Primeira:
Em relação ao relacionamento…
Vc pode criar as classes que representam o suas tabelas e criar dentro delas um objeto do tipo que represente a tabela relacionada…por exemplo:
Entidades: Turma e Aluno (relacionamento: 1 Turma possui varios alunos (1 para n).
Nesse caso vc cria as classes da seguinte maneira:
public class Aluno {
private Integer id;
private String nome;
/*Getters e Setters*/
}
public class Turma {
private Integer id;
private String nomeTurma;
private List<Aluno> alunos;
/*Getters e Setters*/
}
Essa é uma solução valida.
Comece pela definição de seu banco…se vc quiser que o Banco de Dados seja a verdade no seu projeto.
Hibernate será uma mão na roda se vc ja souber mexer e tal…sem falar que sua aplicação fica um pouco mais portavel, por Hibernate ser mais amigavel com mudanças do que JDBC.
É isso cara, infelizmente eu não tenho exemplos utilizando Hibernate.
Espero ter ajudado.
Olá mastergloom,
Primeiramente eu te digo uma coisa: Tenha calma, por mais difícil que isto seja neste momento!!
Fazer as coisas com calma sempre é melhor.
Comece analizando o projeto em si, verifique quais são as regras de negócio, se o possui regras muito complexas, analise o negócio primeiro.
Já que vc ficou um tempo parado, eu aconselho a não usar um framework de persistência de dados como o Hibernate, embora ele seja simples de utilizar, ainda sim requer algumas configurações que podem complicar um pouco nesta fase. Nesse momento, utilize um SGBG mais simples (MySql, PostgreSql, por exemplo) que são fáceis de utilizar e possuem uma vasta documentação na web.
Até logo!!
obrigado a todos…
Até ano passado trabalhei com jsp e jsf usando hibernate…
Ira ter apenas cadastros e consultas e algumas coisas para calcular o estoque e efetuar um pedido…
Gostaria de possivel de um exemplo para mim poder me basear e começar…
muito obrigado.
[quote=mastergloom]obrigado a todos…
Até ano passado trabalhei com jsp e jsf usando hibernate…
Ira ter apenas cadastros e consultas e algumas coisas para calcular o estoque e efetuar um pedido…
Gostaria de possivel de um exemplo para mim poder me basear e começar…
muito obrigado.[/quote]
Não sei se o post do romarcio está invisível pra você, mas eu estou conseguindo visualiza-lo perfeitamente.
eu vi sim, André.
Mas gostaria de um exemplo com 2 tabelas relacionadas.
valeu