[quote=renato3110][quote=Paulo Silveira]só nao gostei muito das propriedades… e detestarei se x.y = z for o mesmo que x.setY(z), pois perderemos legibilidade adoidados…
[/quote]
Eu gostei, pessoalmente não acho que há perda de legibilidade, apenas o setter é mais “verboso”. É bem claro que no teu caso tanto faz a forma, o que estamos fazendo é atrinuir um valor à y, a diferença é que hoje em dia você sabe se algum código está sendo executado ou não, mas não acho que seja tão importante assim. Talvez você fale daquela coisa de mensagens entre objetos, mas não acho que isso “mate” o conceito…
Eu acho que os programadores Java já fizeram tantos getters/setters que acabam achando properties algo meio bizarro, quando o que eu acho bizarro é digitar código à tôa (IMHO)…
[/quote]
E qual a diferença entre “x.y = z” e y como atributo público? Em Java não é obrigatório fazer todos os campos como privados, portanto não seria mais fácil fazê-lo público para assim evitar os “terríveis setters”? O resultado não seria o mesmo?
Não entendi a sua crítica.