A Sun acabou de liberar o JDK e JSE 6 update 14. Uma das novidades é o novo garbage collector Garbage First (G1), que só pode ser usado em produção comprando-se :shock: uma assinatura do Java SE for Business.
O que me pareceu dos termos da licença é que esse Java Business é pago por causa do suporte, atualizações críticas e acesso antes a novas tecnlogias.
O G1 se encaixaria aí, até porque ele só ia entrar no Java 7. Mas acredito que no Java 7 ele seja incluído para as pessoas normais e sem pagarmos nada.
De certa forma já era assim… Já vi algumas críticas a performance da VM da Sun quando comparada a VMs como BEA - JRockit (hoje da Oracle) ou IBM JVM.
De certa forma as outras VM já seguiam esse “modelo”.
Engraçado que isso vai na contra mão do MySql, que tinha as novas features primeiro disponibilizadas para usuários da versão paga e agora foi unificado.
Está instalado o java 6 update 13 em minha máquina
qdo vou clico no “update now” do java no painel de controle,
aparece “you already have the latest version”.
era pra atualizar ue,
qq pega?
alguém sabe?
n q eu esteja com preguiça de puxar denovo, lógico q n,
mas acho q a função de atualização deveria funcionar.
Eu discordo, colocar um funcionalidade que só estará presente no Java 7 em uma versão for business do Java 6 não é uma mudança de rumo no Java, é apenas uma forma de ganha dinheiro com o Java.
Somente lembrando que as melhores VM não são as free, sempre são as pagas como Bea - JRockit, IBM VM e Apple Java VM.
PS: eu desenvolvo em GlassFish com a VM da Sun e em produção (muitas vezes) utilizo Weblogic com a VM com JRockit, cara, a diferença é brutal. (faça o teste).
Pessoalmente, acho que não há motivo de preocupação. Vejam que o Garbage Collector G1 ainda está em BETA, o que a Sun está dizendo na licença pode ser traduzido como segue:
“O G1 NÃO está estável. O G1 precisa de MAIS TESTES. Se você se aventurar a usar o G1 e tiver algum problema, É POR SUA CONTA E RISCO, já que não foi por falta de aviso. A menos, é claro, que você tenha um contrato de suporte com a Sun, e nesse caso não podemos nos negar a lhe dar suporte, já que você está pagando por isso.”
Quando o G1 for declarado estável creio que essa limitação vai desaparecer.
Eu discordo, colocar um funcionalidade que só estará presente no Java 7 em uma versão for business do Java 6 não é uma mudança de rumo no Java, é apenas uma forma de ganha dinheiro com o Java.
Somente lembrando que as melhores VM não são as free, sempre são as pagas como Bea - JRockit, IBM VM e Apple Java VM.
PS: eu desenvolvo em GlassFish com a VM da Sun e em produção (muitas vezes) utilizo Weblogic com a VM com JRockit, cara, a diferença é brutal. (faça o teste).[/quote]
Sério mesmo cara?
To querendo fazer esse teste tem um tempo na minha máquina, tem sugestões?
Pra galera que testou o JSE 1.6 update 14, melhorou mesmo a performance?