Aqui o JS vai “saber” que “this” refere-se ao prórpio campo
function nome(nome){
if (nome == null) <!-- Existe isso aqui ?-->
alert('Não pode ser Nulo');
else
alert ('OK!');
}
Até que existe, mas acho melhor fazer isso:
function nome(nome){
if (nome)
alert ('OK!');
else
alert('Não pode ser Nulo');
}
No JS 0, null, String vazia (""), undefined são lidos como false (além do próprio literal false, é claro).
EDIT: Se na sua função você enviar uma String com espaços (" ") ela será avaliada como true. Se isso for importante você deveria usar uma espécie de trim em nome. Mas como no String não existe função trim . Você teria que improvisar.
Por “form” você teria que substituir por pelo nome do form no HTML ou - se for o único form da página - poderia ser document.forms[0]. O JS vai automaticamente converter os valores dos campos valor1 e valor2 para números. Claro que se vocês entrar caracteres não numéricos você terá problemas.
PS: Este tópico não deveria estar na seção de outras linguagens?
[quote=Java_Terminator]Galera esses codigo não funcionou…
teria outra maneira de fazer, será que ta
certo?
Grato[/quote]
Lembre-se, lá nos tempos que você estava aprendendo a calcular, que a operação de divisão tem precedência à de adição, e que operações entre parênteses serão executadas primeiro.
Fora que em JavaScript, decimais são separados por ponto, não pro vírgula.
Terceiro é que existem escopos, uma variável criada dentro de uma função, permanece lá dentro. Você tem que indicar o lugar na página que quer substituir.
A sintaxe não é tão diferente de Java para ter muita dificuldade.
Pessoalmente, ja sou mais a favor de javascript desobstrusivo. Tenho que alguns exemplos aqui, com jQuery, ficam muito mais elegantes e faceis de manter.
Pena q estou com uma preguiça de dar um exemplo mas o http://jquery.com/ tem exemplos de sobra.