Java para Desenvolvimento Web

Olá pessoal.

Estou estudando a apostila FJ-21 de Java para Desenvolvimento Web da Caelum e já estou no capítulo sobre frameworks. Minha dúvida é a seguinte: é preciso conhecer profundamente Servlets e JSP para desenvolver para web, ou somente o básico de Servlets e JSP + frameworks é o suficiente?

Oi, bom dia!

Quanto mais a fundo você conhecer, melhor…

Abraço,

eu lhe recomendo o Framework ZK, tu não precisa saber xml e nem usar java script nas tuas paginas,

tu tem apenas que saber apenas o básico, que o zk faz o resto pra vc :smiley:

[quote=ulysses]eu lhe recomendo o Framework ZK, tu não precisa saber xml e nem usar java script nas tuas paginas,

tu tem apenas que saber apenas o básico, que o zk faz o resto pra vc :D[/quote]
Ok, agora me diga quantas empresas desenvolvem seus sistemas baseados em ZK?
Veja, não estou dizendo que ele é ruim, apenas que o uso pode ser restrito a projetos pessoais.
Além do mais, mais cedo ou mais tarde, obrigatoriamente, sempre acabamos nos deparando com a necessidade de utilizar um JSF 1 ou 2, um Struts 1 ou 2, um Hibernate, um Spring e, fatalmente, precisaremos saber de xml.
Sem contar que javascript puro é essencial para compreender as minúcias de coisas como jQuery (ou afins) e ajax.
Por que digo isso?
Simplesmente por odiar xml, por detestar gambiarras em javascript e css para cross browsers e por ter tido que brigar muito com arquivos xml de configuração do spring, hibernate e struts. Além de muita pancada em css e js, com ou sem prototype (um framework jQuery-like), mesmo sendo 120% focado em lógica e tendo ojeriza a design.
Um bom profissional precisa ser maleável o suficiente para conseguir se adaptar ao meio onde terá de trabalhar, no nosso caso, isso implica encarar coisas péssimas e maravilhosas.

Enfim, respondendo ao autor, todos os frameworks web são construídos em cima dos fundamentos de jsp/servlets e javabeans. sejam eles action-based ou não, full stack ou não, usem jsp ou xhtml. Quanto maior o teu conhecimento no funcionamento e nas estruturas de servlets (jsp é uma servlet diferentona), melhor será a facilidade em assimilar e conseguir utilziar os recursos dos frameworks.

Entender servlets é de suma importancia porque no fim das contas os frameworks e afins sempre roda sobre um destes, então sabendo a base sempre fica mais simples entender o funcionamento dos frameworks, infelizmente não vivemos em um mundo utópico onde os framworks nos isolam 100% dos problemas que ocorrem no baixo nível, logo caso se depare com um problema mais complexo, saber como as coisas funcionam sempre pode ser útil.

Além do que é muito importante para otimizações e afins, sem considerar também que sabendo a base voce abre uma arvore de possibilidades de soluções para um mesmo problema, não se limitando e podendo avaliar qual a melhor solução para o determinado caso.

essa é a lista feita pela própria equipe do zk: http://www.zkoss.org/whyzk/WhosUsing
esse Framework é novo no mercado tem pouco tempo e anda conquistando as grandes empresas,
javascript é um saco, o zk não precisa de javascript nas paginas.

olha uma tela feita em jsp e um .zul (zk), a do zk fica mais limpa e com menas linhas de código,

ele tem um monte de recursos melhores que outros framework que facilita no dia dia de um programador,
hoje precisamos desses tipos de frame para agilizar no processo de desenvolvimento, mas não pode deixa de aprender a base
disso tudo.

eu trabalho na saneago, o zk esta sendo implementado aqui pela sua facilidade, rapidez, ferramentas e pelo código ser limpo.
antes disso gero uma discussão em implementar ele ou o JSF.

eu conheci ele no começo desse ano, um professor meu que apresento ele pra turma, Vicente Paulo, ele publico o único livro em português do ZK.
eu recomendo para quem quiser aprender sobre esse frame
nome do livro: Ria com Framework ZK, Vicente Paulo de Camargo, Editora Ciências Moderna.

visite o site e conheça seus princípios :

http://www.zkoss.org/product/zk

[quote=ulysses]
olha uma tela feita em jsp e um .zul (zk), a do zk fica mais limpa e com menas linhas de código,[/quote]
Desculpe, não dou credibilidade a ninguém que escreve “menas”, é uma opinião minha.

Agora, preciso argumentar que, nem tudo pode ser solucionado com uma única ferramenta.
Há inúmeras situações em que javascript é necessário. Engessar seu uso pode ser perigoso.
Digo isso por ter trabalhado com um framework JSF 1.2 based que foi modificado para, justamente, ser algo como um primefaces. Só que não funcionou, pois acabaram engessando demais o mesmo.

Enfim, gosto é gosto e, como disse, se um dia eu tiver que trabalhar com este framework, irei estudá-lo a fundo.

Primeira coisa ter em mente o que você quer

É legal você ter uma boa base de servlet e jsp, porque algumas empresas possui sistema desenvolvido dessa maneira e alguem precisa dar manutenção
dependendo da aplicação a empresa não muda para tecnologias mais novas pelo auto custo e tempo então prefere contratar alguem no mercado e assim manter o que já existe

Mas você tem que focar em alguns frameworks atuais e mais utilizados tbm, para não fica de fora do mercado

Obs:Não queira aprender todos, mas saiba que existe e pra que existe

[quote=drsmachado][quote=ulysses]
olha uma tela feita em jsp e um .zul (zk), a do zk fica mais limpa e com menas linhas de código,[/quote]
Desculpe, não dou credibilidade a ninguém que escreve “menas”, é uma opinião minha.

Agora, preciso argumentar que, nem tudo pode ser solucionado com uma única ferramenta.
Há inúmeras situações em que javascript é necessário. Engessar seu uso pode ser perigoso.
Digo isso por ter trabalhado com um framework JSF 1.2 based que foi modificado para, justamente, ser algo como um primefaces. Só que não funcionou, pois acabaram engessando demais o mesmo.

Enfim, gosto é gosto e, como disse, se um dia eu tiver que trabalhar com este framework, irei estudá-lo a fundo.[/quote]

As vezes as pessoas erram, não sou perfeito.

por isso que todos que forem desenvolver para web deve saber pelo menos o básico de javascript, xml, servlet, html e css
para depois fazer o uso de um frame de sua preferencia.

Pessoal, muito obrigado a todos pelas respostas, foram todas muitas esclarecedoras.

Também vou de ZK.
Muito fácil, ágil…e está ótimo na ultima versão.

Abs
Rodrigo