[quote=jmmenezes]Aplicações Comerciais, eu entendo que sejam aplicações de prateleira que você quer desenvolver e licenciar e/ou vender e talvez tenha uma pequena customização!
Se este for o caso, a tendência é as coisas irem para Web, então eu adotaria com certeza a tecnologia Java! (Inclusive foi o que adotei no negócio da minha esposa)
Agora se o perfil dos seus clientes, ou a necessidade da ferramenta for desktop, ai você tem que analisar com um pouco mais de calma, pois Java pode ser uma solução excelente como também pode não ser. Java Swing ou SWT é muito bom quando se tem a necessidade de multi-plataforma ou ainda reaproveitamento de código que será usado em multi-plataforma (imagina uma aplicação que tem módulo web que roda em servidor linux e módulo desktop que roda em windows e compartilham 50% dos objetos).
Porém se não existe esta necessidade, e for para desktop, talvez seja melhor cogitar outras coisas, como .NET (C#) por exemplo. Uma das vantagens de usar .NET é a facilidade de integração com o Windows e muitos recursos deste também.
Dependendo da onde for rodar também Java pode não ser a melhor escolha para multi-plataforma pois o consumo de memória pode ser alto e neste caso terá de partir para o C++ com algum framework para multi-plataforma tipo um QT ou wxWidgets…
Tudo depende da sua necessidade![/quote]
Jmmenezes, escolhi essa linguagem, por ter sido bem recebida recentemente, sem falar que no curso em que faço, ele é totalmente disciplinado nesta linguagem, excetuando-se WEB, onde não é muito aprofundado.
Estou, por enquanto, entrando em período de estudos, mas pretendo utilizar a linguagem um pouco mais adiante para trabalhar como desenvolverdor.
PS: Sim, só aprendi a citar alguem agora.