Java no Curriculo, como colocar?

Olá pessoal…
Sou estudante de Engenharia de Computação e ano que vem começo a estagiar. Os processos seletivos já já vão começar, e eu estou um pouco perdida de “o quanto eu sei de java?!”… Não sei como colocar no currículo…
Faz 6 meses que comecei com java, em um “intensivo” vamos assim dizer… fiz a Formação Consultor Java pela CAELUM ( FJ-11, FJ-16 e FJ-21 ), e esse semestre desenvolvi um projeto de Banco de Dados para a faculdade… É um programinha bonitinho com cerca de 5500 linhas que desenvolvi no Eclipse, usando o MySQL… Que faz as operações de inserção, remoção, listagem, alteração e algumas buscas específicas… Mexi bastante com a parte de interface, montei na mão… Tive ajuda de um instrutor da Caelum para mexer com o JTable e o banco ao mesmo tempo, e muito GUJ para mexer com as chaves estrangeiras ( havia relação N x N no meio ).

Enfim… com essa formação da Caelum e mais o conhecimento para fazer um projeto desses usando BD, persistência e tudo mais… posso colocar no currículo de estágio “Programação em JAVA” sem me preocupar? Eu não sei mesmo qual é o conceito das pessoas do que é java básico ou intermediário…

Obrigada pela atenção :stuck_out_tongue:

interessante, acompanharei o topic

pergunta interessante. Eu não no meu currículo coloquei, como programador java.

Acho que se colocar o curso referente a java que você fez ja ajuda bastante,pois na hora da entrevista ele vai perguntar sobre oque você fez nas aulas,dai você fala oque descreveu a cima.Na minha opnião acho que você ta no final do java básico partindo para intermediario.

honestamente isso de o que ou como colocar varia de pessoa para pessoa, e quem vai interpretar seu curriculum também vai ter essa mesma característica, colocando uma mesma coisa várias analistas de RH vão interpretar de formas diferentes.

a minha opinião é que se deve colocar de uma forma objetiva o que você conhece, porém de fácil compreensão para não técnicos.

no seu exemplo: experiência com desenvolvimento de interfaces gráficas, acesso e manipulação de dados em banco de dados e experiência com o banco de dados mysql.

ou algo ± assim… evitar termos que só uma pessoa técnica vai saber o que você está falando, evitar que o recrutador não técnico não entenda, ou pior, entenda errado (se você trocar por exemplo experiência com interfaces gráficas por experiência com swing poderia ser desastroso…).

claro que isso é opinião, é a forma que eu munto o meu curriculum, o seu não precisa ser assim…

Oi,

Eu criaria um “tópico” chamado Cursos / Certificados e nele colocaria Consultor Java CAELUM (FJ-11, FJ16 e FJ-21).

Criaria um outro “tópico” chamado “Experiência” para especificar seu projeto feito em Java.

Ficando:

Cursos / Certificados

• Java CAELUM (FJ-11, FJ16 e FJ-21)

OBS: Colocaria todos os cursos e certificados que tenho (Ex: Certificado de Montagem de computadores, Certificado de Ingles, Certificado de 3dsMax…).

Experiência (ou Experiência Profissional)

• Projeto <Nome_Do_Pejeto> fazendo uso de MySQL, Persistência, Java e …

Tchauzin!

Uu fiz um projeto hospedei em um servidor e coloquei um link no curriculo para as pessoas verem. Deu certo.

[quote=shmgouvea]Olá pessoal…
Sou estudante de Engenharia de Computação e ano que vem começo a estagiar. Os processos seletivos já já vão começar, e eu estou um pouco perdida de “o quanto eu sei de java?!”… Não sei como colocar no currículo…
Faz 6 meses que comecei com java, em um “intensivo” vamos assim dizer… fiz a Formação Consultor Java pela CAELUM ( FJ-11, FJ-16 e FJ-21 ), e esse semestre desenvolvi um projeto de Banco de Dados para a faculdade… É um programinha bonitinho com cerca de 5500 linhas que desenvolvi no Eclipse, usando o MySQL… Que faz as operações de inserção, remoção, listagem, alteração e algumas buscas específicas… Mexi bastante com a parte de interface, montei na mão… Tive ajuda de um instrutor da Caelum para mexer com o JTable e o banco ao mesmo tempo, e muito GUJ para mexer com as chaves estrangeiras ( havia relação N x N no meio ).

Enfim… com essa formação da Caelum e mais o conhecimento para fazer um projeto desses usando BD, persistência e tudo mais… posso colocar no currículo de estágio “Programação em JAVA” sem me preocupar? Eu não sei mesmo qual é o conceito das pessoas do que é java básico ou intermediário…

Obrigada pela atenção :-P[/quote]

Minha opinião:

O seu perfil é bastante competitivo para a posição de estágio, sem dúvida! Não tem com o que
se preocupar tanto, a única dica que dou é tente o quanto antes entrar na área não espere o próximo
ano, se você tentar a única coisa que pode lhe acontecer e “conseguir” ou ficar na mesma, isto é, sem
estágio.

Sucesso!
AS.

Realmente funciona,na maioria das entrevistas que fiz eles só dão uma olhada no curriculo para ver por onde você passou e pedem para você mostrar algum sistema que desenvolveu,as vezes um projeto desenvolvido pesa mais que o curriculo em si.

[quote=shmgouvea]Olá pessoal…

Obrigada pela atenção :-P[/quote]

Outra dica, não reparei, ou pelo menos não ví no seu texto, mas, o inglês nessa fase pode ter bastante peso, ainda mais se você participa de processos para bancos intercionais ou empresas grandes em geral e, quando falo inglês falo inglês de fato, isto é, no mínimo FLUENTE.

Abraços,

Olá,

comentando sobre quais frameworks/APIs você já trabalhou, e conhece, é o suficiente em uma entrevista.

Independente do porte da empresa, elas não estão tão interessadas assim para saber se você domina ou não determinada tecnologia. O quê realmente importa, do ponto de vista da empresa, é se você consegue desenrolar quaisquer atividades que te passarem.

Passei por empresas de grande porte onde vi pessoas trabalhando ou com novas tecnolgias ou com outras que não conheciam muito. Sempre tiveram grande visibilidade e foram elogiados àqueles que tinham vontade para realizar a atividade, capacidade de busca e análise de informações, e mesmo com todas as dificuldades, inclusive técnica, conseguiam trabalhar e fazer o projeto caminhar.

O quê realmente importa é a sua postura, ou seja, como você se portará quando te passarem as atividades. Tecnologia é apenas uma ferramenta, o quê realmente é, e assim é visto pelas empresas.

Boa sorte.

Abs!

Olá Sandra Helena Gouvea,

Relaxa que estágio é igual biscoito, come um vem outro.

Voce já tem o perfil e conhecimento de uma programadora Java JR. na minha opinião, faltaria poucos conhecimentos especificos
como frameWorks de mercado e etc… na empresa que Estagio por exemplo para entrar como estagiario é necessario apenas estar na faculdade … e passar em um teste de logica , analise a opção de montar um portifolio com projetos que voce já fez… e tirar uma certificação OCJP , voce entraria no mercado direto como programadora facinho , pelo menos na empresa onde trabalho a experiencia nao é necessaria que venha de projetos corporativos , o mercado do seu vizinho ,tbm é um projeto … ! pense nisto

Oi!!! Eu não nivelaria o conhecimento, pois isso é subjetivo, depende muito do avaliador…
Colocaria os cursos que você fez e detalharia o que você já implementou, que é sua experiência na linguagem.
Exemplo:

Cursos:
Caelum FJ-11, FJ-16 e FJ-21 (detalha um pouco os cursos tbm, é bom saber quais os nomes e a ênfase do curso além da duração que é importante tbm)

Experiência:
projeto em Java utilizando banco de dados MySQL com Eclipse, etc (coloca tudo que vc usou no seu projeto, assim quem olhar teu currículo vai saber exatamente sua experiência).

Boa sorte!!! :wink:

Olá todo mundo!

Perdão a sumida… Achei que ninguém tivesse respondido ¬¬ recebo um email quando alguém responde, ou não recebi ou passou despercebido haha. Enfim,

Inicialmente, obrigada a todos que responderam ao tópico. Me ajudaram bastante, me deram uma luz mesmo =)!
Vou então incluir nos cursos a formação java da caelum, especificar os nomes dos 3 cursos…
Na parte de projetos vou colocar então o desenvolvimento desse projeto ( já fiz uns 5bkps dele em pendrive, hd, notebook, desktop kkk pra não perder )… que pretendo adaptar para apresentar junto a outro projeto de biomédica que fizemos ano passado que integrava hardware/matlab, e nos deu o primeiro lugar na FETIN, feira bem competitiva aqui =)… vamos aprimorar e to querendo adaptar este projeto para integrar no projeto da FETIN deste ano… se der certo ainda incluo a premiação com o projeto java =)
No que diz respeito à experiência vou seguir o conselho de vocês… colocar de forma objetiva, nada muito técnico, mas não deixar passar nada também. Vou especificar as API/frameworks e tudo mais…

E andredecotia, eu só não pego estágio antes porque moro no interior, em MG…e a faculdade tem uns esquemas para quando chegarmos no 9º período irmos para SP, RJ ou BH ( e regiões ) estagiar nas grandonas (por enquanto não tenho tempo, estou terminando o 7º agora. A faculdade é período integral e faço francês e alemão por fora)… E já até mandei curriculo para alguns processos seletivos de empresas maiores que pedem formação para DEZ 2012 (meu caso), mas se chamarem para agora, não vou poder ir =(…
Com relação ao inglês, tenho 6 anos de curso, muito contato com inglês… e daqui há 2 semanas estou indo para o Canadá fazer um curso de inglês intensivo de férias… para pegar fluência mesmo =)!!

Enfim, vou dar uma olhada no API info também

Obrigada a todos pelas dicas, me foram muito úteis!!! :slight_smile:

Estou com a mesma ideia que vc Flavio, mas não sei de nenhum servidor que eu possa hospedar meus projetos. Tem alguma dica? Tem como disponibilizar o link do seu pra eu ter uma ideia de como fazer.

Abs!

Tópico antigo, [url]

mas como ficou sem resposta… vou responder! kkkkkkkkkk

aqui vai

[/url]

[url]

um amigo meu me recomendou esse site aí…
o Guilherme Dio…
daqui do forum

Para recrutadores (especialmente de empresas de RH terceirizadas pelo verdadeiro contratante), o que vejo que eles mais gostam é a sopa de letrinhas que acompanham java.
Se você aprendeu interface gráfica para web, coloque HTML, se aprendeu JavaScript, mencione. Coloque JSE, Servlets, JSP (e/ou JSF caso tenha aprendido), Hibernate (e/ou EJB caso tenha aprendido), liste os frameworks estudados, tecnologias aprendidas. Mas coloque isso num tópico a parte, referente a tecnologias conhecidas ou na descrições de atividades realizadas (no caso do trabalho da faculdade).
São essas sopas de letrinhas que são passados ao recrutadores e é sobre isso, as vezes, que você será questionada num primeiro momento.

Infelizmente, montar um curriculo atrativo é “quase” uma arte. Mas lembre-se, ele deve ser simples e objetivo.

Use a APInfo para consultar outros curriculos e observar como alguns foram feitos (apesar da estrutura simples que o site proporciona, deve haver informações suficientes para ver o que outros colocam nos próprios curriculos).

Há também diversos sites que explicam o que por e como por informações no mesmo (de forma genérica).
Um exemplo: http://empregocerto.uol.com.br/info/dicas/2010/09/03/faca-um-bom-curriculo-e-ganhe-a-atencao-do-selecionador.html