Java Message Service (JMS)

Moçada, sou iniciante em JMS e tenho visto muito por aí sobre este tema, tentei dar umas fuçadas por aí pesquisando, mas até agora ainda não entendi nada de claro sobre o que realmente é o JMS.

Alguém poderia explicar o que é e como ele funciona.

Obrigado;

Douglas

Retirado de: http://java.sun.com/products/jms/
Mais info: http://www.google.com/search?q=JMS :wink:

[]'s

Eh Caio, eu vi isto tbém, acontece que não está bem claro o que está escrito lah, eu queria tipo alguma explicação de quem ja usa JMS e o que ele realmente faz.

Até

Fábio

Olá

Pessoas trocam mensagens escrevendo e lendo e-mails. Aplicações trocam mensagens através de MOM. Pera aí, não reaja ainda, não o estou ofendendo. Como está no Guia Essencial de Sobrevivência C/S do Orfali, “Every DAD needs a MOM”. Em outras palavras, every Distributed Application Development needs a Message Oriented Middleware.

Exemplos de MOM: IBM MQSeries, SonicMQ da Progress Software, FioranoMQ da Fiorano Software, M$MSMQ e mais os servidores de aplicações BEA WebLogic, JBoss, Oracle 9iAS. O MQ que aparece no nome dos primeiros (MOMs de verdade) significa Message Queue e mais ou menos já explica o que eles fazem. Um aplicativo A envia uma mensagem para o aplicativo B, o MOM recebe e põe numa fila. Assim que possível o aplicativo B receberá a mensagem. Como se percebe, não é necessário que os 2 aplicativos estejam no ar ao mesmo tempo. É como o e-mail, quando ligo a máquina é que os vejo. Os MOMs se responsabilizam por transmitir as mensagens e ainda garantem tolerância a falhas, balanceamento de carga, escalabilidade e suporte transacional. MOMs já são usados pelas grandes empresas há muito tempo. Mensagens via MOM são assíncronas como cartas ou e-mails. São diferentes das mensagens RPC que são como uma ligação telefônica que sendo síncrona precisa de alguém do outro lado.