Java jogo da velha

Boa tarde gente, tenho que fazer um trabalho da faculdade onde o jogo da velha pode ser do tamanho que o usuário informar via teclado, agora tranquei no método (verifica ganhador) a lógica do método eu entendi, porém não consigo implementar…

A lógica acredito que seria essa: A diagonal principal é sempre quando i e j são iguais
(i+j)=dimensão-1 assim seria a formula da secundária… Se todos os elementos da linha ou colunas forem iguais ao msm, aí tu percorre linha ou coluna e sempre que achar X ou O soma , depois vê se ele é igual a dimensão equivalente. Ou seja se tem 20 X na mesma linha de um tabuleiro 20x20 vitória…

Se alguém poder me ajudar com como ficaria a implementação desse método eu agradeço demais!!!

Poste o que você já fez. Como você está armazenando o tabuleiro?

não tem tabela de tabuleiro, o tabuleiro é o array do valor que o usuário informa pelo teclado

O método para varificar o ganhador pode ser feita dessa maneira:

1 - Representar o tabuleiro como um array do tipo int. Onde:

• Valor 1 representa o “X”.
  • Valor -1 representa o “O”.
  • Valor 0 representa o " " (casa vazia)

2 - Depois verificar se a soma de uma determinada linha, coluna, ou diagonal principal ou diagonal secundaria é igual ou o oposto da dimensão do tabuleiro.

Exemplo:

1  1   1
-1  1  -1
-1  0  -1

A soma da primeira linha = 3, então a um vencedor, nesse casa o jogador ‘X’.

Você também pode querer fazer um método “desenharTabuleiro”, onde você substituí cada número pela sua representação visual:

• 1 = X;
  • -1 = O;
  • 0 = " ".

Vc pode postar o que fez?

1 curtida

eu tenho um jogo da velha em java no meu github, caso ainda queira para ver como vc pode fazer

1 curtida