Boa tarde gente, tenho que fazer um trabalho da faculdade onde o jogo da velha pode ser do tamanho que o usuário informar via teclado, agora tranquei no método (verifica ganhador) a lógica do método eu entendi, porém não consigo implementar…
A lógica acredito que seria essa: A diagonal principal é sempre quando i e j são iguais
(i+j)=dimensão-1 assim seria a formula da secundária… Se todos os elementos da linha ou colunas forem iguais ao msm, aí tu percorre linha ou coluna e sempre que achar X ou O soma , depois vê se ele é igual a dimensão equivalente. Ou seja se tem 20 X na mesma linha de um tabuleiro 20x20 vitória…
Se alguém poder me ajudar com como ficaria a implementação desse método eu agradeço demais!!!
Poste o que você já fez. Como você está armazenando o tabuleiro?
não tem tabela de tabuleiro, o tabuleiro é o array do valor que o usuário informa pelo teclado
O método para varificar o ganhador pode ser feita dessa maneira:
1 - Representar o tabuleiro como um array do tipo int. Onde:
- Valor 1 representa o “X”.
- Valor -1 representa o “O”.
- Valor 0 representa o " " (casa vazia)
2 - Depois verificar se a soma de uma determinada linha, coluna, ou diagonal principal ou diagonal secundaria é igual ou o oposto da dimensão do tabuleiro.
Exemplo:
1 1 1
-1 1 -1
-1 0 -1
A soma da primeira linha = 3, então a um vencedor, nesse casa o jogador ‘X’.
Você também pode querer fazer um método “desenharTabuleiro”, onde você substituí cada número pela sua representação visual:
Vc pode postar o que fez?
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eu tenho um jogo da velha em java no meu github, caso ainda queira para ver como vc pode fazer
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