Java EE 6 plataforma aprovada

Bom dia,

A especificação JEE6 oficial está agora em seu estado final.
Todas as especificações do JEE6 foram aprovadas e Glassfish v3, a implementação de referência, está anunciado para o 10/12.

Data do anúncio oficial: December 1, 2009

A votação : http://blogs.sun.com/arungupta/entry/java_ee_6_is_now
O anúncio oficial : http://weblogs.java.net/blog/robc/archive/2009/12/01/java-ee-6-platform-approved-today
Reações de Gaving King : http://in.relation.to/Bloggers/TheNewEEEcosystem

Best regards

Muito bom!
Será que as mudanças são muito grandes?
Eu estava querendo começar a estudar JSF… Ia pegar o 1.2, mas será que irá mudar tanto a ponto de não valer apena estudar o 1.2?
Espero livro do 2.0? Corro pra especificação e estudo por ela mesmo?

uou.

Acredito que terá bastante melhorias!!

[quote=Mr_Arthur]Muito bom!
Eu estava querendo começar a estudar JSF… Ia pegar o 1.2, mas será que irá mudar tanto a ponto de não valer apena estudar o 1.2?

uou.[/quote]

Sinceramente, a menos que você pretenda trabalhar em algum lugar que já use o 1.2 não vale a pena não.

Abraço

[quote=volnei][quote=Mr_Arthur]Muito bom!

uou.[/quote]

Sinceramente, a menos que você pretenda trabalhar em algum lugar que já use o 1.2 não vale a pena não.

Abraço[/quote]

Tem uma vantagem de vc estudar o 1.2: já existe MUITO material para ele.
Pelo pouco que li do JSF 2.0, ele será uma evolução do 1.2, com algumas novas features, melhoria de outras, extensibilidade do ciclo de vida…
Acredito que se vc estudar o 1.2, e depois, qndo aparecer na internet textos bons do 2.0, focar nele, vc só terá ganhos…

[quote=volnei][quote=Mr_Arthur]Muito bom!

uou.[/quote]
Abraço[/quote]

Todas as empresas usam JSF 1.2, ou vcv acha que alguém já colocou em produção o 2.0 ? Eu recomendo que vc estude a versão 1.2 e depois pode migrar para a versão 2.0 não existe mudanças apenas melhorias.

[quote=Giulliano][quote=volnei][quote=Mr_Arthur]Muito bom!

uou.[/quote]
Abraço[/quote]

Todas as empresas usam JSF 1.2, ou vcv acha que alguém já colocou em produção o 2.0 ? Eu recomendo que vc estude a versão 1.2 e depois pode migrar para a versão 2.0 não existe mudanças apenas melhorias.[/quote]

O que mesmo que eu disse? Nem todas as empresas usam jsf, muitas usam struts, webwork :stuck_out_tongue: ou qualquer coisa do gênero. O que eu disse é que se não for trabalhar com o 1.2 não vale a penas estudar pois as mudanças são muito grandes.

fera… muito massa!

O tempo entre JEE 5 e 6 foi mais curto que a 4/5, não?

Eu só não gostei que a JSR310 caiu em inactive. Uma pena. Alguém sabe o porque? Essa JSR sairia no EE ou SE?

O que mais tem me empolgado no EE6 é a spec de Servlet 3.0 e EJB 3.1. Os callbacks listeners do EJB vão ser uma mão na roda, e o mesmo se fala pela flexibilidade de usar servlets.

Muito boa notícia mesmo. Só acho que o mercado irá aborver isso lá pelo final do ano que vem.

Também nem gostei. Mas acho que sairia no SE. Pelo menos faz mais sentido sair no SE.

E vem JBoss já lançou o Milestone 1 da versão 6, com o suporte à nova versão.

http://www.jboss.org/jbossas/

Depois de todo o trabalho pra reescrever o servidor pra versão 5, é bom ver que agora eles tem agilidade pra atualizar.

Dessa vez o pessoal da JBoss foi esperto e, a cada draft liberado das especificações que formam o JEE, eles já saiam implementando…
Isso qndo não eram eles os responsáveis pela especificação, dai era mais fácil ainda =]

[quote=volnei][quote=Giulliano][quote=volnei][quote=Mr_Arthur]Muito bom!

uou.[/quote]
Abraço[/quote]

Todas as empresas usam JSF 1.2, ou vcv acha que alguém já colocou em produção o 2.0 ? Eu recomendo que vc estude a versão 1.2 e depois pode migrar para a versão 2.0 não existe mudanças apenas melhorias.[/quote]

O que mesmo que eu disse? Nem todas as empresas usam jsf, muitas usam struts, webwork :stuck_out_tongue: ou qualquer coisa do gênero. O que eu disse é que se não for trabalhar com o 1.2 não vale a penas estudar pois as mudanças são muito grandes.
[/quote]

Hummm…acho que interpretei errado a sua frase. Em todo caso minha opnião continua valendo, mesmo pq 36% das empresas usam JSF (dados de 2008) contra 18% de Struts.

Éhh! Foi realmente uma pena o JSR310 não ter saído. Será que vai na próxima? :?

JSR é do Java SE 7, nada a ver com o Java EE.

Legal. Não sabia que havia esta separação entre as especificações do EE e do SE. :slight_smile:

O Glassfish v3 estava aí há muito tempo disponível em fase Beta (não estava bugada, mas suas bibliotecas mudavam constantemente). Já da pra pegar agora e sair estudando.

Com relação a JSF (que eu sei, mas não gosto), se você já estudou JSF 1.2, além de Facelets e Seam; o JSF 2.0 não é complicado. Dá pra aprender fuçando mesmo. Pra quem ainda não sabe nada de JSF, ou continue não sabendo (o que não deixa de ser uma má opção), ou aprenda pela 1.2 mesmo. Porque, por ora, não existe nada de material sobre 2.0, e não é interessante ficar parado no conhecimento.

O mesmo se aplica a EJB 3.1 que, sinceramente, não mudou muita coisa em relação a 3.0; e a JPA 2.0.

Fiz um post bem objetivo sobre as novidades da JEE 6. No post tem uma enquete bem rápida sobre as novidades favoritas. Por favor, votem. Deixei o resultado parcial público para que todos tenham acesso.

O link do post é esse (OBS: não tem propaganda e nem ganho nada com isso): http://cleversonsacramento.wordpress.com/2010/08/15/as-novidades-da-jee-6/
Se não quiser ler o post e quiser ir direto para a votação, o link é esse: http://polldaddy.com/poll/3617081/

Valeu pela colaboração (para a própria comunidade) em época que cada um só quer saber de cuidar do seu próprio umbigo!