Olá, este é meu primeiro post, me perdoem se estiver no lugar errado.
Eu ainda estou estudando programação mas estou cheio de problemas e dúvidas. O primeiro problema é que eu quero e preciso trabalhar o quanto antes, mas infelizmente só enviar curriculos e esperar ser chamado para entrevistas não adianta, pois: 1. estou na minha cidade natal e a minha faculdade é em uma cidade pequena e longe (parada por causa da pandemia); 2. eu não tenho experiência profissional; e 3. não tenho como estagiar pelo motivo 1. Então eu percebi que freelance seria a solução para os meus problemas, principalmente por conseguir conversar direto com o cliente, provar para ele que eu entendo o que estou fazendo e não preciso passar pela burocracia das empresas e seu RH.
Como disse, estou começando então ainda estou montando portfólio para ter certeza de que eu sei programar, mas eu gostaria de saber se vale a pena investir no Java para resolver qualquer problema que um cliente demandar. Uma vez um conhecido me falou que Java não é bom para sistemas pequenos como sites, pois é pesado demais e compensaria eu usar linguagens mais leves e próprias para web, como PHP. Por isso estou com um pé atrás. Tenho bastante interesse em criar uma carreira com Java, mas como vou saber se é a melhor tecnologia para entregar um produto de qualidade aos meus clientes? Claro, eu entendo que a vida de um desenvolvedor é estudar sempre, mas acho que o ecossistema Java é grande demais para perder tempo estudando agora no início e lá no final acabar nem trabalhando direito com a tecnologia.
Eu estou pensando eu usar Java para criar o back end de sites e criar aplicações Android, mas como eu disse, não sei se é a linguagem que vai resolver todos os problemas dessas 2 áreas.