Java é bom para freelance?

Olá, este é meu primeiro post, me perdoem se estiver no lugar errado.

Eu ainda estou estudando programação mas estou cheio de problemas e dúvidas. O primeiro problema é que eu quero e preciso trabalhar o quanto antes, mas infelizmente só enviar curriculos e esperar ser chamado para entrevistas não adianta, pois: 1. estou na minha cidade natal e a minha faculdade é em uma cidade pequena e longe (parada por causa da pandemia); 2. eu não tenho experiência profissional; e 3. não tenho como estagiar pelo motivo 1. Então eu percebi que freelance seria a solução para os meus problemas, principalmente por conseguir conversar direto com o cliente, provar para ele que eu entendo o que estou fazendo e não preciso passar pela burocracia das empresas e seu RH.

Como disse, estou começando então ainda estou montando portfólio para ter certeza de que eu sei programar, mas eu gostaria de saber se vale a pena investir no Java para resolver qualquer problema que um cliente demandar. Uma vez um conhecido me falou que Java não é bom para sistemas pequenos como sites, pois é pesado demais e compensaria eu usar linguagens mais leves e próprias para web, como PHP. Por isso estou com um pé atrás. Tenho bastante interesse em criar uma carreira com Java, mas como vou saber se é a melhor tecnologia para entregar um produto de qualidade aos meus clientes? Claro, eu entendo que a vida de um desenvolvedor é estudar sempre, mas acho que o ecossistema Java é grande demais para perder tempo estudando agora no início e lá no final acabar nem trabalhando direito com a tecnologia.

Eu estou pensando eu usar Java para criar o back end de sites e criar aplicações Android, mas como eu disse, não sei se é a linguagem que vai resolver todos os problemas dessas 2 áreas.

Não tem bala de prata, depende do caso. Sem apresentar um caso só terá respostas genéricas. Geralmente para sistemas web de baixo custo de hospedagem para o cliente, PHP seria a melhor escolha. Jamais escolheria Java por conta própria, por ser mais improdutivo que outras tecnológicas, como Nodejs, ASP.NET Core e o próprio PHP. Mas tendo demanda de sistemas já escritos em Java, lógico que deve estudar.

Se precisa estudar mobile ou nao, mais uma vez depende do caso, eu por exemplo nunca tive demanda para mobile. Então se oriente pelas demandas antes de decidir sobre tecnologia.

Java tem sim qualidade, estabilidade, portabilidade,maturidade, agora isso não é tudo, depende da capacidade do programador.

Não é por acaso que Java continua sendo a linguaguem numero 1 em popularidade.

Tem um monte de tecnologia por ai, mas veja bem !!!, dependendo do sistema,
ter que usar uma tecnologia para IOS, outra para Android, outra para Desktop, e outra para Web, pode ser terrivel.

Se Eu tenho a opção de fazer tudo somente em Java em um unico codigo ou no maximo um para servidor e outro para os demais, por que Eu vou ficar pulando de galho em galho e ter que lidar com 2, 3, 4 tecnologias diferentes?